A partir de uma pesquisa minuciosa no Referencial Curricular para a Educação Infantil
(1998), compreendeu-se que a poesia na Educação Infantil é propícia para o desenvolvimento
da imaginação e criatividade dos educandos, pois por meio do texto poético as crianças
encontram a possibilidade de brincar com as palavras descobrindo o ritmo, a sonoridade, bem
como compreendendo novos significados.
Desta maneira, nosso objetivo geral foi alcançado, visto que se compreendeu a
importância do contato do leitor desde os anos iniciais de sua escolarização com o texto
literário e elaborou-se uma proposta de letramento literário a partir da teoria desenvolvida por
Cosson (2011). Os objetivos específicos também foram cumpridos, uma vez que foi possível
contextualizar a proposta de letramento literário com a temática do livro: “escolhas e
prioridades na vida do pequeno leitor”.
A escolha desta temática também se constituiu uma parte fundamental do trabalho,
pois a vida em sociedade é permeada de escolhas e as crianças precisam compreender que
desde cedo elas devem escolher. No entanto, em momento algum o texto foi utilizado como
pretexto para ensinar condutas morais, apenas utilizou-se a ideia de humanização a partir da
literatura para colocar as possibilidades para os educandos.
Além disso, no decorrer do estudo buscou-se discutir sobre a importância de se ensinar
literatura desde as séries iniciais, uma vez que o texto literário desenvolve a imaginação e a
criatividade e auxilia os educandos a melhor entenderem a si e o mundo. Defendeu-se, nesta
análise, que esse ensino deve estar vinculado às práticas sociais. Nesse sentido, demonstrou-se
que é essencial que o professor trabalhe sempre com o atual, criando possibilidades para que
os alunos relacionem a literatura com seus mundos, gerando significância e maior interesse de
leitura.
A fim de ilustrar o letramento literário e orientar o trabalho do professor de Educação
Infantil, sugeriram-se atividades práticas a partir de uma poesia do livro
O que levar para
uma ilha deserta?
(2011), de Lalau e Laurabeatriz, além de apresentar uma análise dos
aspectos estéticos dos poemas presentes no livro que podem atrair a atenção da criança.
A leitura não deve ser considerada um processo de tão-somente decodificar signos
linguísticos, como se previa anteriormente. Pelo contrário, aquele que lê vai além do texto em
sua imanência, levando em conta o contexto de produção. Sendo assim, conclui-se que o leitor
constrói significados nos textos. Diante disso, apontou-se para a necessidade de enfatizar o
ensino da literatura (um ensino adequado) desde a mais tenra idade, já que, de modo
contrário, a escola não consegue cumprir com o seu papel de desenvolver plenamente o
1...,220,221,222,223,224,225,226,227,228,229 231,232,233,234,235,236,237,238,239,240,...445