de expectativa do leitor e ampliando as possibilidades de leitura do texto e da
própria realidade social.
De acordo com a autora, não se deve hierarquizar os níveis de leitura, pois “eles são
inter-relacionados, senão simultâneos, mesmo sendo um ou outro privilegiado. Deve, pois,
ficar claro não haver propriamente uma hierarquia.” (MARTINS; 1994, p. 77).
Em suma, a leitura de textos literários depende da imersão do leitor no texto, de forma
que o leitor utilize seus sentidos, emoções e reflexões sobre o mundo em que está inserido
para sentir e compreender o texto. No que diz respeito ao ensino da literatura na escola, cabe
ao professor propiciar esses momentos de leitura desde os primeiros anos, para que o leitor
inicial já entenda a leitura literária como momentos de profundas emoções e de descoberta de
si e do mundo ao seu redor.
3. LETRAMENTO LITERÁRIO: EM BUSCA DE UMA DEFINIÇÃO
Muitas são as críticas acerca da escolarização do texto literário, sendo poucas as
manifestações que realmente ajudam o professor. Nega-se mais a prática docente atual para o
ensino da literatura do que se fazem propostas úteis ao dia-a-dia escolar. No contexto
brasileiro, parece vago acreditar que o profissional docente está preparado para aceitar críticas
sem soluções aparentes. É fato que o professor reflexivo praticamente inexiste no Brasil por
fatores vários, sobretudo pela escassez de tempo do professorado. Por outro lado, estudiosos
como Rildo Cosson (2011), em seu livro
Letramento literário: teoria e prática
, apresenta,
além de pressupostos teóricos, sugestões práticas que ajudam o professor leitor a adequar aos
textos literários trabalhados em sala de aula.
Neste capítulo, procuramos definir os termos “literatura” e “letramento”, para que
então possamos compreender o termo “letramento literário”, estabelecido por Cosson (2011).
Em primeiro lugar, reflitamos sobre a seguinte indagação: é possível uma definição de
“literatura”? Segundo Hunt (2010, p.83), não é tarefa fácil definir este termo por ser ele
“muito persuasivo”. Para Bueno (2007, p.475), o termo literatura tem origem latina
(
litteratura
) e é substantivo feminino significando: “conjunto das composições de uma língua,
com preocupações estéticas; o conhecimento das belas-letras; o conjunto de trabalhos
literários de um país ou de uma época; os homens de letras; a vida literária”.
Notamos definições bastante diferentes das emoções que sentimos quando lemos um
romance, uma poesia, ou qualquer outro gênero literário. Tratam-se, assim, de conceitos que
desconsideram o efeito causado durante a leitura literária.