order to elaborate everyday and practical activities, contributing to the education of
autonomous readers.
KEYWORDS
: Literature; Poetry; Kindergarten.
INTRODUÇÃO
Nos dias atuais, o interesse pelo estudo da literatura tem crescido de maneira
significativa, apontando para a necessidade de se refletir sobre seu significado no ensino. Se
por muitos anos “como” e “o que” ensinar nas aulas de literatura foi incontestável, hoje o que
temos são críticas fundamentadas acerca das tão-ensinadas linhas do tempo e da seleção dos
cânones, de maneira em que o texto literário deixa ser restrito ao público adulto erudito e o
seu ensino se liberta da estrutura visível e abre portas para a emoção e imaginação.
O diferente rumo que as concepções de leitura e ensino de compreensão leitora
tomaram nos últimos anos também colabora para as mudanças no ensino literário, de modo a
considerar de extrema importância o contexto de produção e a função social de todo e
qualquer texto. Atentando-nos para o fato de que também lemos o mundo não-escrito, a
criança é vista como interpretadora do ambiente em que vive, reprovando a noção que se
previa anteriormente.
Desse modo, começa-se a pensar sobre a importância de fornecer acesso à literatura
desde a mais tenra idade, sobretudo pelo fato de esse tipo de texto ser propício para o
desenvolvimento da imaginação e criatividade e ajudar os pequeninos a melhor compreender
a si e o mundo.
Diante disto, o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) disponibiliza acervos
literários para educação infantil, compostos por textos em prosa, em verso, livros de história
em quadrinhos e de imagens. Assim, o educador, ao selecionar tal obra para desenvolver um
trabalho pedagógico, necessita estar preparado para aproveitar todas as oportunidades
presentes em cada poema, levando em conta o papel humanizador da literatura.
Acontece que a escola, em geral, não desenvolve trabalhos planejados que tenham
como centralidade o ensino da literatura infantil, ora porque o professor não compreende as
funções do texto literário, ora porque ele não sabe como trabalhar com tais textos. Por essa
razão, o artigo visa analisar o livro
O que levar para uma ilha deserta?
(2011), de Lalau e
Laurabeatriz, que compõe o acervo do PNBE 2012 da Educação Infantil, buscando refletir
acerca da influência do texto poético na formação inicial do leitor, bem como sugerindo
atividades práticas para serem desenvolvidas nas salas de aula da Educação Infantil. Além
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