Nossa proposta é que sejam criados grupos de discussão online das leituras
literárias promovidas no âmbito escolar, que os professores incentivem os alunos a
fazerem pesquisas sobre os temas abordados nas obras literárias e que promovam,
também, a reescrita parafrástica, parodística ou outra forma intertextual das obras lidas.
Como a proposta pretende também abranger letramentos multissemióticos, os
professores podem incentivar, também, a produção de pequenos vídeos sobre as obras
lidas. Esses vídeos podem se valer de diferentes técnicas, como diversas formas de
animação (fotografando bonecos, desenhos, esculturas de massinhas), encenações e
tantas quantas forem as ideias dos alunos (e nossos alunos são excelentes para ter ideias,
não concordam comigo?) Um exemplo de vídeo produzido por alunos de uma escola
pública a partir da obra
Dom Casmurro
, de Machado de Assis, pode ser visto por meio
do
link
:
>
7
O vídeo pode servir de
inspiração para a produção de vídeos baseados nas obras aqui apresentadas.
Outra alternativa de trabalho que apresentamos é a produção dos microcontos
(contos com menos de 140 caracteres, como as mensagens enviadas por celulares) e de
hipercontos (sobre esse gênero textual digital, ver o site
,
em
que o escritor gaúcho Marcelo Spalding apresenta alguns textos desse gênero e trata de
seu trabalho acadêmico relacionado ao assunto). Podemos fazer circular trechos das
narrativas poéticas memorialísticas de Bartolomeu Campos de Queirós em suportes
como as mensagens SMS dos telefones celulares ou no twitter. Também podemos usá-
las como inspiração para a produção desses gêneros textuais por parte dos alunos.
Com essas sugestões, esperamos aproximar alunos da Educação Básica,
geralmente conectados à tecnologia e à internet, com formas de literatura tradicional –
impressa - legitimadas pela crítica acadêmica. Esperamos contribuir, então, para passar
de uma relação tensa entre literatura e escola/alunos para uma relação de colaboração,
mediada pela tecnologia.
Referências
ABRAMOVICH, Fanny (Org.).
O mito da infância feliz,
antologia. São Paulo:
Summus, 1983.
7
Dona é um curta em vídeo adaptado e produzido pelos alunos da Escola Municpal Narcisa
Amália. O vídeo venceu o 2º Festival Literatura em Vídeo, realizado pelas editoras Ática e
Scipione em 2011.
1...,204,205,206,207,208,209,210,211,212,213 215,216,217,218,219,220,221,222,223,224,...445