O QUE LEVAR PARA UMA ILHA DESERTA? UMA PROPOSTA DE PRÁTICA
PEDAGÓGIA PARA ABORDAGEM DA POESIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Irando Alves MARTINS NETO
Juliane F. Martins MOTOYAMA (G – FAPEPE)
RESUMO:
O uso da poesia na Educação Infantil é propício para o desenvolvimento da
imaginação e criatividade dos educandos. Por meio do texto poético as crianças encontram a
possibilidade de brincar com as palavras descobrindo o ritmo, a sonoridade, bem como
compreendendo novos significados. Diante disto, o Programa Nacional Biblioteca da Escola
(PNBE) disponibiliza acervos literários para educação infantil, ensino fundamental (anos
iniciais e anos finais), educação de jovens e adultos e ensino médio, compostos por textos em
prosa, em verso, livros de história em quadrinhos e de imagens. Mediante ao uso de pesquisa
documental, este artigo visa a analisar o livro
O que levar para uma ilha deserta?
(2011), de
Lalau e Laurabeatriz, que compõe o acervo do PNBE 2012 da Educação Infantil, buscando
refletir acerca da influência do texto poético na formação inicial do leitor. Para tanto, com
base em referenciais teóricos sobre literatura e ensino de literatura, desenvolve-se uma análise
dos aspectos estéticos dos poemas presentes no livro que podem atrair a atenção da criança,
bem como são sugeridas atividades práticas para serem desenvolvidas nas salas de aula da
Educação Infantil. A proposta temática da antologia que compõe o livro é retratar algumas
possibilidades de escolhas e suas consequências durante a infância, por exemplo, o que é
realmente importante de se levar para um local tão longínquo. Assim, o educador, ao
selecionar tal obra para desenvolver um trabalho pedagógico, necessita estar preparado para
aproveitar todas as oportunidades presentes em cada poema, levando em conta o papel
humanizador da literatura. Portanto, ao receber o livro na escola, o professor poderá fazer uso
deste artigo como material de pesquisa para elaborar suas atividades práticas no cotidiano da
sala de aula, contribuindo para a formação do sujeito leitor.
PALAVRAS-CHAVE:
Literatura; Poesia; Educação Infantil
ABSTRACT:
Using the poetry in kindergarten is propitious to develop students’ imagination
and creativity. Through poetic texts, children have the possibility to play with words,
discovering rhythm, sonority as well as constructing meaning. Hence, the School Library
National Program (PNBE – which stands for Programa Nacional Biblioteca da Escola, in
Portuguese) offers kindergarten, primary and secondary school and adult education literature
collections, which contain texts in prose, verse, comic books and picture books. This paper
aims to analyze the book
O que levar para uma ilha deserta?
(What to take to a desert
island?), by Lalau & Laurabeatriz (2011), part of the collection provided by PNBE 2012 for
Kindergarten, in the endeavor to reflect on the influence of the poetic text on the prior
formation of readers. For this purpose, supported in theory in literature and teaching of
literature, we develop an analysis of the aesthetic aspects of the poems in the book that can
attract the child's attention, as well as we suggest practical activities to be developed in
classrooms from kindergarten. The theme of the works of the anthology is basically
portraying some possible choices and their consequences during childhood; for instance: what
is in fact important to take to such a distant place. Thus, the educator, when selecting such
book to develop a pedagogic work, needs to be ready to benefit from all the opportunities
each poetry has, taking into consideration the humanistic role of literature. Therefore, when
receiving the book in school, the teacher will be able to use this paper as source of research in
1...,207,208,209,210,211,212,213,214,215,216 218,219,220,221,222,223,224,225,226,227,...445