ilustrações de Laurabeatriz atuam como uma extensão do texto de Lalau, criando uma
atmosfera lírica para o deleite do leitor e auxiliando em sua compreensão.
2. O QUE É LER: UMA REFLEXÃO SOBRE O ATO DE LER O MUNDO A PARTIR
DAS PALAVRAS
A definição do termo
ler
é um ponto de vista que ao ser analisado requer uma atenção
especial. De acordo com Soares (2005, p. 16), o ato de ler, em sentido restrito, somente
representa uma decodificação “de grafemas em fonemas”.
Freire (1989, p.11) esclarece que a leitura não se esgota na “decodificação pura da
palavra escrita ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se alonga na inteligência do
mundo”. Sendo assim, compreendemos que para além do significado dicionarizado das
palavras, elas possuem um sentido muito mais amplo quando levamos em consideração as
relações estabelecidas entre o autor e o seu tempo.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1995), o processo de aquisição
da capacidade leitora se dá a partir de uma construção de significados nos quais estão
relacionadas às habilidades de processar os novos conhecimentos com o seu repertório interno
e gerar um novo conhecimento.
A leitura é o processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e
interpretação do texto, a partir de seus objetivos, de seu conhecimento sobre o
assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a linguagem, etc. (PCNS, 1995,
p.51).
Pesquisadores como Cosson (2011), Zilberman (2003), Bamberger (1991), dentre
outros buscam o sentido da leitura em sua plenitude. E o fator em comum que une todos esses
autores é a concordância no fato de que a leitura da palavra não se limita a decodificação do
signo. A interpretação de cada palavra depende do contexto da leitura e também do
conhecimento de mundo do leitor. (KOCH E ELIAS, 2006).
Aguiar (2004, p.61) postula que “podemos definir leitura como uma atividade de
percepção e interpretação dos sinais gráficos que se sucedem de forma ordenada, guardando
entre si relações de sentido”. Portanto, a leitura não é decifração de signos, mas sim uma
associação lógica que gera um desencadeamento do pensamento e auxilia na compreensão das
idéias e intenções do autor. Desse modo, lemos placas, quadros, expressões faciais, olhares,
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