preferencialmente um local fora da sala de aula (jardim, pátio). É importante que a criança
adentre no universo da imaginação e que o educador a estimule a acreditar que estão
realmente em uma ilha. Este processo lúdico, segundo o Referencial Curricular para a
Educação Infantil (1998), é fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos durante a
Educação Infantil.
O passo seguinte será a organização de uma roda de conversa na qual as crianças se
sentem confortavelmente, cada uma com o seu objeto e apresente o que trouxe dando uma
justificativa para tal escolha. O último a apresentar sua escolha será o docente, pois
apresentará o livro aos discentes (escolha intencional do livro de Lalau e Laurabeatriz),
mostrará a capa, solicitará que façam antecipações conforme sugerido por diversos autores,
dentre os quais o PCN de Língua Portuguesa (1995), Solé (1998) e Koch e Elias (2006). Em
outros termos, estará em momento denominado de introdução. Cosson (2011) sugere que o
professor não se estenda na apresentação do livro e do autor, portanto, sugerimos que seja
utilizada a biografia do autor e da ilustradora que estão em anexo ao final do livro. Neste
momento, pode ser feita a leitura de um dos poemas presentes na obra.
Na visão de Cosson (2011), o professor não deve abandonar o aluno com o texto,
portanto, as intervenções durante o processo de leitura devem ser uma constante e pontual.
Como esta proposta trata de uma atividade para ser realizada em classes de Educação Infantil,
o educador será o responsável pela leitura em voz alta. Segundo o Referencial Curricular para
a Educação Infantil (1998), esta prática de leitura por adultos de textos poéticos é importante
para a formação do sujeito leitor. Ainda de acordo com o Referencial Curricular para a
Educação Infantil (1998, p. 141), “a criança que ainda não sabe ler convencionalmente pode
fazê-lo por meio da escuta da leitura do professor, ainda que não possa decifrar todas e cada
uma das palavras. Ouvir um texto já é uma forma de leitura”. Portanto, para desenvolver esta
proposta dentro deste contexto de leitura, será utilizada a poesia
Uma garrafa, lápis e papel
.
Inicialmente, o educador irá apresentar o texto original para as crianças, observar as
ilustrações, comentar os pontos mais importantes das imagens, ouvir as antecipações das
crianças sobre o conteúdo da poesia. Em seguida, as crianças irão receber um texto no qual
algumas palavras foram retiradas e substituídas por figuras e existem lacunas que devem ser
preenchidas com as palavras que as figuras representam
.
Assim, o professor fará a leitura e a
criança deverá preencher os espaços com sua escrita espontânea. Segundo orientações do
Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998, p.145), a criança deve ser submetida
desde a Educação Infantil a práticas de escrita para “testemunhar a utilização da escrita”. A
partir deste contato inicial, os indivíduos vão construindo suas hipóteses sobre o processo de
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