escrita. Além disso, esse processo mais lento de leitura ajuda os alunos na compreensão
leitora, pois eles não apenas ouvirão do professor, como também falarão, a partir das figuras,
as palavras que foram retiradas.
O último passo da sequência proposta por Cosson (2011) esta relacionada à
interpretação do livro, sendo que este momento se dá em duas etapas: a interpretação interior
e a exterior. Inicialmente, para verificar as impressões que as crianças guardaram do texto, é
importante que seja feita uma roda e que todos possam expressar os seus sentimentos e
opiniões em relação ao texto. Neste momento, o professor deve ser o intermediário
estimulando os educandos a externarem suas opiniões.
A proposta para a etapa de interpretação exterior é a escrita de um email ou carta para
os autores, relatando as principais interpretações e sensações do grupo a partir da leitura do
texto.
Após a escolha do gênero, dar-se-á o processo de confecção da carta ou email para os
autores. Segundo o Referencial Curricular para a Educação Infantil (1998, p.146), o
“tratamento que se dá à escrita na instituição de educação infantil pode ter como base a
oralidade para ensinar a linguagem que se usa para escrever”. Sendo assim, esta proposta de
uso social da escrita, tendo o professor como escriba, é uma forma de auxiliar os indivíduos
na compreensão da produção textual antes mesmo que dominem os processos de escrita.
Neste caso, a criança passa a elaborar uma série de conhecimentos sobre a linguagem, os
quais serão utilizados no momento da aquisição formal da escrita.
O processo final desta proposta estará relacionado à escolha realizada pelos alunos.
Caso tenham feito a opção por enviar uma carta, a sala pode dirigir-se aos
Correios
da cidade,
possibilitando assim novas situações para uma aprendizagem interdisciplinar. Quanto ao
envio do email, o educador pode ir com os alunos até a sala de informática, enviar o email e
acessar o site dos autores para conhecer novas poesias e ilustrações da dupla Lalau e
Laurabeatriz.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O problema de pesquisa que orientou este estudo foi: como desenvolver o letramento
literário na Educação Infantil, a partir do gênero poesia? A partir deste questionamento,
passou-se a buscar na teoria da literatura, alternativas para o contato adequado do leitor não
alfabetizado com o texto literário.
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