Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 59

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É dotada a localidade de um perfeito serviço de água e esgoto e de modelar
usina de força elétrica. A população vive assim: o local próspero em todo o
sentido, dentro de uma bem organizada sociedade. (ASILO..., 1944, 7’11”).
Os doentes moradores não eram vistos como indivíduos que usufruíam dos recursos
oferecidos pela instituição para se tratarem. Eram descritos como uma população, que tinha,
de acordo com este discurso, subsídios para viver na mais perfeita ordem e disciplina, ainda
que não pudessem sair da instituição. Deste modo, mais uma vez, o aspecto coletivo
sobrepõe-se ao individual. Restabelecer a saúde dos indivíduos doentes torna-se, neste
contexto, algo secundário quando se considera o projeto de modernidade para a nação
elaborado por Vargas.
Considerações finais
Num primeiro nível de análise, o filme teve por finalidade divulgar o asilo-colônia,
parte de sua produção científica e suas instalações. As imagens privilegiam planos mais
gerais, para realçar os espaços ao ar livre e valorizar a
modernidade
das instalações,
calçamentos, bem como do projeto urbanístico do local. Observa-se, também, a importância
dada à instituição e suas instalações, em detrimento dos doentes e suas necessidades, para
quem, afinal, o asilo foi construído.
A valorização do trabalho para alcançar o progresso e a exaltação do conceito de
modernidade aparecem num outro nível de significação, que não se apresenta como
oposição ao anterior, como pretende Marc Ferro, mas que é
complementar
a ele. Ao se
considerar apenas o contexto, não é possível responder às questões que se colocam, pois a
análise se limita à descrição das imagens. Se forem levadas em consideração as
significações, sem um contexto, elas também não podem oferecer subsídios para a
compreensão da conjuntura.
Nota-se, também, a ideia de
civilidade
, definida neste contexto, como meio de atingir
a modernidade, igualando-se às “localidades mais adiantadas do mundo”. O discurso do
filme reitera, em diversos momentos, que ela se constitui por meio da disciplina, do
ordenamento dos indivíduos e usos dos espaços, tais como os alojamentos destinados aos
casais e aos solteiros, ou os locais de trabalho e de lazer, por exemplo.
Ainda que de maneira sutil, a ideia de civilidade permeia o discurso da narrativa
fílmica. Ela aparece por meio da valorização da disciplina, do asseio e da ordem, assim, os
internos também poderiam contribuir para o engrandecimento da nação, ao seguir e
respeitar estes valores. A ênfase da narrativa, portanto, recai sobre como
o local
recebe
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