Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 58

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Esta semelhança de abordagem sobre os temas dos filmes se deveu ao objetivo do
Estado de construir, por meio de diferentes veículos e instituições, uma imagem de país
moderno, cuja produção científica era um elemento importante para alcançar o progresso.
Embora Vargas não apareça neste filme, suas ideias e seu projeto de modernidade para o
país estão muito presentes por meio da valorização do trabalho. Isso é perceptível aos 3’40”
do filme, quando o narrador apresenta não só os espaços de trabalho, mas reforça seu valor
ao mencionar a boa remuneração oferecida aos internos que ocupavam estes postos:
A parte industrial se destaca pela perfeição de suas oficinas otimamente
montadas. Na mecânica, marcenaria e carpintaria encontramos perfeitos
técnicos que são muito bem remunerados
pelos seus trabalhos. (ASILO...,
1944, 3’40”).
Quanto aos internos, quando aparecem, ou estão longe o bastante para que suas
feições não possam ser identificadas, ou de costas, ou ainda, com algum objeto escondendo
seu rosto. Aparecem de longe, rapidamente, sempre em movimento, como “meros
figurantes”. Não são vistos como indivíduos, pacientes e cidadãos que desfrutam dos
benefícios do lugar, mas como um
bloco único
. É como se personagem e cenário
mudassem de função: o cenário passa a ser o
paciente
e o personagem torna-se o
asilo-
colônia,
mais uma vez, os aspectos científicos e a valorização do coletivo (a nação) se
sobrepõem ao aspecto humano, ou seja, os indivíduos.
E quando, finalmente, o paciente é mencionado, ainda que de maneira breve, nas
atividades de lazer, é para destacar a importância das atividades físicas do ponto de vista
fisiológico (o fortalecimento do corpo, não do indivíduo) para, em seguida, ressaltar a
modernidade das instalações:
Neste lago podem os doentes praticar a natação e outros esportes
aquáticos tão necessários à cura da moléstia e fortalecimento do corpo. A
cidade é abastecida perfeitamente por este reservatório de água instalado
de acordo com os preceitos higiênicos modernos. (ASILO..., 1944, 6’24”).
Os espaços destinados ao lazer também são apresentados de modo a ressaltar a
modernidade, o progresso:
Uma maravilhosa tarde na atraente cidade jardim. Estamos novamente nos
deliciando com as surpresas do progresso do Asilo-colônia Aimorés. Esse
calçamento em mosaico português, somente usado nas localidades mais
adiantadas do mundo, faz com que o visitante sinta o adiantamento desta
gente operosa e feliz. (ASILO..., 1944, 6’47”)
.
E, mais uma vez, os internos são mencionados para ressaltar o progresso e a
modernidade das instalações do lugar:
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