Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 56

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disciplina e do trabalho. É valendo-se da compreensão deste contexto e conjuntura que os
filmes educativos podem revelar, por meio de suas narrativas, parte destas estratégias,
como se pode observar ao assistir ao filme
Asilo-colônia Aimorés
.
Inicialmente, tem-se a ideia de que o filme seja um informativo para apresentar a
instituição e seus recursos para receber e tratar dos portadores de hanseníase. No entanto,
ao analisar as imagens e o discurso presentes em sua narrativa, observa-se outra
finalidade: valorizar a
estrutura clínica
, a
modernidade
de suas instalações e o trabalho de
cientistas brasileiros. Além disso, a valorização da disciplina e da ordem aparece por meio
do valor do trabalho e do estabelecimento do espaço de cada um, bem como
o respeito às
regras de conduta.
Este, aliás, é tido como um elemento imprescindível de civilidade, rumo à
modernidade e ao desenvolvimento da nação.
Por se tratar de um filme de divulgação de ações do governo, busca-se ressaltar
estes elementos de valorização nacional como uma espécie de
justificativa
para a adoção
de uma política de internação compulsória que, na prática, não se mostrava tão eficaz.
Havia sérias limitações nestas ações, uma vez que havia uma série de problemas internos,
entre os quais, reiteradas tentativas de fuga dos internos, por exemplo (CAMARGO, 1942, p.
139).
Asilo-colônia Aimorés
, o filme
Ao estudar a estrutura deste tipo de filme, observa-se uma linguagem específica,
ainda que os temas sejam diversos. Embora o filme analisado tenha sido produzido pelo
DEIP e não pelo INCE, nota-se a presença de uma estrutura básica: introdução ou
apresentação do tema, seu desenvolvimento e finalização, com música clássica como trilha
sonora. A escolha da trilha sonora talvez se deva à intenção de dar um caráter solene e
culto ao tema apresentado, de acordo com padrões da época. O locutor, com uma voz bem
colocada e clara, apresenta-se, no caso do filme analisado, como
cicerone
de um passeio
visual pela “agradável vila”, por meio da movimentação de câmera para apresentar as
instalações do local. São apresentados, ainda no início do filme, os médicos responsáveis
pela instituição, em alternância com imagens externas como praças, jardins, hortas e
plantações, o que sugere uma tentativa de afastar a ideia de confinamento
compulsório,
que
sequer é mencionado
.
São usadas muitas sequências de planos mais gerais, muitos deslocamentos de
câmera para valorizar estes espaços, exaltando a
modernidade
representada por meio das
instalações, calçamentos e projeto urbanístico do local e a
civilidade
representada
pelo
discurso que enfatiza o respeito às regras de conduta, a disciplina e a ordem. O
encadeamento de imagens apresenta uma sequência linear, no qual o tempo é sempre
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