Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 46

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desenvolver projetos que envolviam a comunidade. O museu promoveu treinamento aos
artesãos possibilitando o contato com as peças originais do seu acervo, deste modo, eram
adquiridas referências reais para serem trabalhadas – já que a intenção era a realização de
réplicas, que estas fossem bem elaboradas, com base nos objetos originais e não nas
réplicas, originando cópias de réplicas. A principal intenção envolvida nesta iniciativa era o
fortalecimento da identidade e a preservação da história local.
Atualmente, as peças de Mestre Cardoso compõem acervos de museus e coleções
particulares no Brasil e exterior. O reconhecimento de seu talento não só auxiliou na
preservação da cultura indígena amazônica, como também incentivou nos moradores o
interesse por sua própria história e o orgulho em ser daquela região.
Tradição e Técnicas na Produção Cerâmica – Réplicas de Mestre Cardoso
As técnicas utilizadas por Mestre Cardoso para a realização de suas obras
reproduzem processos antigos, originalmente presentes na produção cerâmica indígena da
Amazônia. Os estudos realizados pelo ceramista e seu constante cuidado em manter os
mesmos aspectos das obras originais em suas réplicas, possibilitou o resgate de métodos
antigamente usados.
Muito do processo e das técnicas cerâmicas empregadas por Raimundo Cardoso
retomam ao tradicionalmente feito na região, incluindo as várias etapas envolvidas na
produção cerâmica. O trabalho tem seu início com a coleta da argila em falésias próximas
de Icoaraci, em virtude da fartura da matéria-prima nesta região, até nos dias atuais
permanece a facilidade em obtê-la. Após a coleta da argila, segue o seu tratamento para a
retirada de impurezas: a argila é colocada em um tanque com água para amolecer, depois,
passada por uma peneira para retirada de detritos e disposta sobre uma mesa de madeira
para que parte da água absorvida escorra. A argila, já sem excessos de umidade é então
amassada e a ela são misturados casca de árvore e cacos de cerâmica, ambos
anteriormente triturados em pilão – estes materiais são usados como desengordurantes e
proporcionam uma melhor modelagem e queima.
Após o tratamento descrito, a argila está pronta para ser modelada. A técnica
tradicional indígena para modelagem é o acordelado, também conhecida como técnica de
rolos ou pavio. Esta técnica consiste em realizar uma base de argila com a forma desejada e
nas laterais desta serem colocados cordões modelados uns sobre os outros, até a altura
pretendida. Dada forma pela sobreposição de cordões, estes são alisados com cuias ou
pedras.
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