Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 47

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Processo de modelagem pela técnica de acordelado: à esquerda, sobreposição de cordões e à direita alisamento
com cuia. Fonte: (
SOUZA; PAPA, 1998, p. 99)
Após a peça ter o seu tamanho e formato definidos, são acrescentados ornamentos
e decorações. A cerâmica marajoara é bastante elaborada, apresentando pintura com
engobes, além de decoração com incisões e relevos, elementos que caracterizam este
estilo.
A pintura é, de modo geral, em vermelho ou marrom sobre um acabamento em
argila líquida alaranjado claro, branco ou vermelho. Muitas vezes possui incisões,
preenchidas com pigmentos mais escuros. A modelagem em relevo é, geralmente,
antropomorfa. Os desenhos pintados ou incisos são geométricos ou antropomorfos
muito estilizados. Os adornos das bordas, freqüentemente figuras de animais, são
também usados para ornamentação. (RIBEIRO, 1987, p. 257).
Segue às etapas de modelagem e acabamentos, a queima. É durante este processo
que a argila ganhará resistência, tornando-se durável – se há peças cerâmicas que
pertenceram a civilizações atualmente extintas e foram localizadas, por vezes intactas,
tornando-se instrumentos de pesquisas, foi por causa deste processo. A queima é uma
etapa necessária para que a argila se torne cerâmica. Esta etapa envolve um processo de
transformação, em que uma matéria inicialmente mole e frágil se torna resistente, mas
também, nela se encerra um ciclo – após um longo trabalho, é na queima que estará
finalizado.
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