Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 51

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e Propaganda
(DEIP
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), órgão subordinado ao
Departamento de Imprensa e Propaganda
(DIP). A película, dirigida por Almeida Fleming, além de apresentar as instalações do asilo-
colônia, contém, em sua narrativa, elementos importantes que reproduzem o discurso de
modernidade e de valorização do trabalho, tão caro ao então presidente, Getúlio Vargas.
Ainda que o filme tenha como tema o asilo-colônia, estes elementos estão presentes e
reiteram a sua importância. Não se pode, no entanto, deixar de lado as particularidades e o
contexto histórico deste filme que, assim como outras películas, foi elaborado para atender
necessidades bastante específicas: divulgar ações do governo e difundir valores e
comportamentos.
Serão apresentados, neste artigo, algumas discussões e debates historiográficos
sobre o uso de filmes e suas particularidades na pesquisa histórica, seguidos de algumas
considerações sobre o cinema como ferramenta ideológica, bem como sobre a valorização
do trabalho durante o Estado Novo. O filme
Asilo-colônia Aimorés
será analisado com base
nestas considerações preliminares.
A produção fílmica como documento histórico e alguns debates
Os debates e estudos sobre o uso de filmes como documentos históricos tornaram-
se mais consistentes a partir das reflexões de Marc Ferro (1988, p. 199-202) e Pierre Sorlin
(apud SOULET, 2009, p. 182). Em
O filme, uma contra-análise da sociedade?,
Marc Ferro
apresenta suas reflexões para análise, do ponto de vista historiográfico, sobre este tipo de
produção. O autor salienta que não considera o aspecto semiológico dos filmes em suas
análises, tampouco sua estética ou, ainda, uma história do cinema, embora boa parte de
suas análises se baseie em elementos de
significação
, portanto, no âmbito da semiologia.
Apesar da importante contribuição para a pesquisa com este tipo de fonte, Eduardo
V. Morettin (2003, p. 15) tece algumas críticas à obra de Marc Ferro sobre os aspectos
semiológicos da análise fílmica, uma vez que, para Ferro, o filme é visto como um
produto
de
significações
. De acordo com esta ideia, o filme é um produto que possui elementos
visíveis
e
invisíveis,
que podem ser percebidos ao analisar suas imagens, a sonorização,
sua narrativa, e seus outros elementos tais como cenografia, figurinos, roteiro, público, bem
como seu contexto e circunstâncias de produção. Ou seja, valendo-se da análise de um
conteúdo aparente
, pode-se assinalar um
conteúdo latente
. Com esta observação, é
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Asilo-colônia Aimorés.
Direção: Almeida Fleming. DEPARTAMENTO DE IMAGEM E PROPAGANDA. São Paulo, 1944, SP.
35mm, (9min 50 seg.), son., BP, curta metragem/não ficção. Disponível em: <
>
.
Acesso em: 14 jun. 2013.
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Os Departamentos Estaduais de Imprensa e Propaganda foram criados, juntamente com o Departamento de Imprensa e
Propaganda, pelo Decreto-lei de 27 de dezembro de 1939 e ambos foram extintos pelo Decreto lei de 25 de maio de 1945, com
o fim do Estado Novo, dando lugar aos Departamentos Estaduais de Informação (DEI). Os referidos decretos encontram-se
disponíveis
em:
-
publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 11 abr. 2014; <
-
7582-25-maio-1945-417383-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 11 abr. 2014.
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