Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 260

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entre as matrizes europeias e a cultura brasileira, consolidando o enlace entre arte, ciência e
política. Com a recepção de modelos europeus, os pensadores da “nova geração” fazem
uma interpretação da cultura brasileira, da raça e da natureza tropical baseados em um
sincretismo de conceitos, noções e teorias que permeiam as relações entre cultura e
sociedade.
As ideias predominantes para essa revisão dos valores da cultura nacional vinham
da Europa por meio das doutrinas positivistas de Auguste Comte (1798-1857) e Émile Littrè
(1801-1881), do biologismo de Charles Darwin (1809-1882), do evolucionismo de Herbert
Spencer (1820-1903), do determinismo de Hippolyte Taine, da concepção historiográfica de
Buckle, da filosofia de Immanuel Kant (1724-1804) e Arthur Schopenhauer (1788-1860),
entre outros.
A historiografia propõe um movimento de identidade e diferenciação na construção
da inteligência brasileira, reproduzindo a experiência europeia e sua relativa adaptação aos
trópicos. Como afirma José Veríssimo: “[...] o movimento que tenho chamado de
modernismo e cujo mais evidente sinal foi, como o europeu de que se originou, o espírito
crítico, deu à crítica outra direção e outros critérios.” (VERÍSSIMO, 1979, p. 275).
Vinculados aos ideais do positivismo e do evolucionismo, os letrados brasileiros
conheciam melhor a Europa, e, por conseguinte suas ideias e filosofias, do que o próprio
Brasil. Tal vinculação trazia ao Rio de Janeiro, cenário da elite cultural brasileira, uma
transformação no modo de vida e na mentalidade nacional.
Assim sendo, os intelectuais brasileiros, substituindo um pensamento calcado em
relações sociais do tipo senhorial por outro do tipo burguês, buscam um cosmopolitismo que
nega os elementos da cultura popular, promovendo uma “regeneração” da cultura brasileira,
da cidade do Rio de Janeiro e da política nacional.
No decorrer do tempo, no entanto, essas modificações geram um sentimento de
isolamento e ceticismo naqueles intelectuais que, como José Veríssimo, acreditavam na
construção de um novo Brasil, a partir da mudança de regime do governo e da valorização
da ciência como um antídoto contra todas os problemas sociais que assolavam o país.
Apesar da grande importância do Rio de Janeiro, considerado o principal centro
cultural brasileiro, as ideias cientificistas encontram um terreno fértil em torno das
academias de Direito e Medicina e dos grupos ou sociedades intelectuais de outras regiões.
Entre esses grupos que faziam o movimento das ideias europeias, pode-se citar os de
Fortaleza, Recife e Salvador. No Ceará destacam-se pensadores como Capistrano de Abreu
(1853-1927), Rocha Lima (1879-1917), Paula Nei (1858-1897), Araripe Júnior e muitos
outros, que formam a
Academia Francesa
.
Não obstante, em Pernambuco, tendo como
líder Tobias Barreto (1839-1889), seguido por Sílvio Romero, a
Escola do Recife
.
Desvinculando-se de Portugal, o Brasil toma as ideias da França – também uma mediadora
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