Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 102

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ensina. Ele compreendeu o problema, e disse dos senões de nossa
formação, demasiadamente ‘literária’. Em outras palavras, somos capazes
de seguir a receita, mas, até que ponto somos capazes de inovar, ou de
mudar critérios, em face de situações diferentes? (NADALIN, Paris, 21 abr.
1976).
A questão de Nadalin coloca em xeque a importação de modelos, o emprego de
metodologias em contexto para os quais elas não foram forjadas sem o questionamento de
suas possibilidades e limites. Assim como para Cardoso, seu colega de seminário, o
problema acentuava-se em relação à rigidez da língua estatística, da mecânica demográfica.
De outro lado, no seminário de Henry pôde aprimorar o conhecimento que tinha
sobre a
técnica de reconstituição de famílias
, e assim confeccionou as fichas para explorar
informações contidas nos registros paroquiais da comunidade luterana de Curitiba e
construir suas séries estatísticas.
Trabalho árduo e moroso, que lhe roubou o tempo de participação em encontros
acadêmicos. Além do evento da
Société de Demographie Historique
, Nadalin assistiu
parcialmente algumas
exposés
da Reunião da
Société des Americanistes
, que em termos
de Demografia Histórica “foi fraquíssimo” (NADALIN, Paris, 13 set. 1976).
Excetuando o desenrolar da tese, tema constante na correspondência foi o Projeto
de Ensino em Estudos Sociais para o 1ª Grau, que coordenou com Westphalen. As cartas
supõem os avanços, o caminhar, o peso do trabalho por fazer.
Nadalin participou ativamente da construção dos conteúdos para a primeira
experiência que, ao ser finalizada, foi publicada em 1976 com o título
Estudos Sociais, a
partir da longa duração
. O título é sugestivo e quase explicativo, pois, partindo do artigo
La
longue durée
(1958) de Fernand Braudel, elaborou um plano de ação no qual a história e a
noção de longa duração estavam no centro. A História oferecia o conceito de multiplicidade
do tempo, noção capaz de integrar as Ciências Sociais, que têm como objeto comum o
estudo do homem em sociedade.
Consciente da dinâmica estrutural do espaço em que atua, o aluno teria melhores
condições para atender as “exigências da moderna sociedade brasileira em
desenvolvimento” (WESTPHALEN et al., 1976, p. 275). Em síntese, essa era a aposta do
projeto e Nadalin deveria apresentá-lo ao próprio Braudel.
Nas cartas que seguiram não houve menção a entrega do projeto e ao desejado
comentário de Braudel...
Data de 22 de junho de 1977 a última correspondência encontrada no acervo de
Westphalen. A carta transporta certa leveza quanto ao andamento da tese e é tomada pelo
sentimento do retorno. A volta é vista como positiva, mas o remetente mostrava-se
apreensivo quanto às incertezas políticas de seu país: “Estou um pouco preocupado, além
de outras coisas, com a censura nos livros estrangeiros, pois, apesar de nada ter a
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