Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 96

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GARCIA, 2012, p. 201-202). Em 1974, Henry veio à UFPR divulgar essa perspectiva e
ofereceu um curso de especialização em “Demografia Histórica”.
No ano anterior, Mauro ministrara um curso sobre “Novas Perspectivas da História
Econômica”, inaugurando um período de trânsito pela instituição. Estudioso da Europa
Atlântica e Portugal, Brasil e América Latina, com projetos sobre as relações econômicas na
Bacia do Rio da Prata (BRODER, 2002, p. 165-169; MARTINIÈRE, 1995, v. 34), Mauro
esteve no Brasil em diferentes períodos e atuou em universidades em São Paulo, Rio de
Janeiro, Bahia, entre outras.
Os orientadores também foram correspondentes de Westphalen, mas as trocas com
Mauro tiveram um ritmo mais intenso e prolongado. A convite de Mauro, Westphalen
presidiu uma das sessões do “Colóquio Internacional de História Quantitativa do Brasil 1800-
1930” (1971). Ele fez notas e resenhas das pesquisas de Westphalen sobre as transações
comerciais no Porto de Paranaguá, pediu auxílio no levantamento de documentação para
seus projetos de trabalho e que ela tutelasse os alunos que enviava ao Brasil. Estreitando a
cordialidade acadêmica, também recebeu alunos de Westphalen que foram fazer suas teses
de doutorado em Paris, como foi o caso de Santos.
As cartas, então, evidenciam certa arquitetura do espaço acadêmico, se brechas são
abertas convém preenchê-las. Há critérios silenciosos, ou subentendidos, em convites e
aceites, além da competência científica está a marca das relações pessoais e a
necessidade da retribuição de uma gentileza intelectual. É nessa complexa rede de
sociabilidade (SIRINELLI, 2003, p. 231-269) que localizamos os moradores da Rue du
Javelot.
O 3º Ciclo e o tempo acadêmico
A França pós-Maio de 1968 flexibiliza a hierarquia universitária, o clientelismo
denunciado por Pierre Bourdieu, o crescimento da população discente e docente faz emergir
uma série de rearranjos em sua estrutura universitária (BOURDIEU, 2011; PICARD, 2010, p.
140-152). O 3º. Ciclo (
3
ème
cycle
) tentava atender essa demanda, nele havia a possibilidade
de realização de curso de Doutorado em dois ou três anos, caso ideal para os três
professores que precisavam logo reassumir suas aulas no Brasil.
No primeiro ano, o aluno deveria preparar o
Diplôme d’Études Approfondies
(DEA),
para tanto teria que cursar um número de disciplinas e apresentar dossiês de cada uma.
Além disto, há um trabalho maior de encerramento da disciplina, e para a
dominante, ou seja, o seminário do orientador, há isso e mais um estágio e
por fim um exame escrito. Tanto para o curso do orientador como para os
demais = tudo será no final examinado por um jury de três professores, que
1...,86,87,88,89,90,91,92,93,94,95 97,98,99,100,101,102,103,104,105,106,...328
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