como produção terreal de interesse coletivo. Diferente do que propunham a metafísica
de Platão e a lógica de Aristóteles, os efeitos de supra-senso (poesia e transcendência)
que a estória toma emprestados das narrativas comunitárias se devem a operações de
deslocamento nas categorias do discurso mimético.
Ao aproximar a estória da anedota, que compartilha recursos lúdicos de
oralidade com a poesia, Rosa estendeu o limite da
mimesis
da ação ao jogo. Propôs com
a estória “teoria mais inclusiva” (Costa Lima, 1995, p. 70) que a aristotélica
discriminação entre a ação e a lírica, ainda que Aristóteles evitasse condenar as
imagens, líricas, e assim divergisse de Platão que se referia a elas como decalques do
ideal. As ações (
mythos
) encenadas portavam o sentido das ideias e as imagens eram
diluidoras. Nas estórias de
Tutaméia
, os narradores intercalam comentários enigmáticos
e observações irrelevantes ao narrarem as atuações paradoxais dos protagonistas que
culminam em desfechos surpreendentes para os demais personagens, para os próprios
narradores que algumas vezes não conseguem concluir e para o leitor. Os paradoxos
evidenciam a produtividade das palavras que atuam na formação de imagens poéticas e
não apenas portam os conflitos das anedotas. Os sentidos únicos e excludentes da
racionalidade clássica e das ideologias nas sociedades de classes são rejeitados. Assim,
como a razão instrumental trai o próprio projeto civilizatório ao fornecer esquemas
abstratos para aplicação indiscriminada que reduz a diversidade ao mesmo, o paradoxo
desarma esses esquemas tornando-os conflituosos e libera espaço para o engano
favorável à diferença.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANEDOTA, in HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro.
Dicionário eletrônico Houaiss
da língua portuguesa.
Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da
Língua Portuguesa S/C Ltda, Rio de Janeiro, Editora Objetiva, 2009, CD-ROM.
BENJAMIN, Walter.
O conceito de crítica de arte no romantismo alemão.
São
Paulo: Iluminuras, 2002.
Costa Lima, Luiz.
Vida e mimesis
. São Paulo: Editora 34,
1995
.
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