ocorre é que, embora se trate de um texto em prosa, ele exige uma leitura com o mesmo
nível de profundidade que o exigido pela poesia, isto é, descendo ao plano da expressão
para nele observar aquela “projeção do princípio de equivalência do eixo paradigmático
sobre o eixo de sintagmático” que caracteriza, para Jakobson, a função poética da
linguagem. Nesse sentido, sua aproximação com os
Tender Buttons
é plenamente
justificada, e essa proximidade justifica, por sua vez, nossa leitura um tanto quanto
aparentada à que Lisa Ruddick faz de Gertrude Stein. No mais, parece-nos que tal
exigência de leitura imposta pela obra se coaduna com a
hermenêutica crítica
de Peter
Bürger, uma vez que implica uma visão ampla da obra, do seu sentido global e de sua
inserção na história da cultura, sempre sustentada, por outro lado, pela análise detida
dos seus detalhes microestruturais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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______. Catatau. Curitiba: Travessa dos Editores, 2004. Edição crítica e anotada.
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dec.ufcg.edu.br
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RUDDICK, Lisa. “Tender Buttons: Woman and Gnose”. In:
Reading Gertrude Stein.
Body, text, gnosis.
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1...,355,356,357,358,359,360,361,362,363,364 366,367,368,369,370,371,372,373,374,375,...445