Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 144

Justificamos, anteriormente, o corte temporal que limita o corpus a partir das
indicações que diversos autores fazem acerca das transformações no mundo do trabalho.
No entanto, é de se notar, também, que, mesmo podendo constatar a ocorrência das
formas pesquisadas durante a década de 1960, é no início da década de 1970 que
encontramos um uso que parece evidenciar um caráter polêmico, mostrando aspectos
claros de uma heterogeneidade que marca o sentido destas expressões.
É assim que, no dia 25/01/1972, ainda como um comentário relativo à lei n°
5.692 do ano anterior que havia promovido uma reforma no ensino brasileiro,
encontramos uma notícia no primeiro caderno do jornal intitulada “O que muda com a
lei”. Nela, aparece o seguinte enunciado:
A nova lei da educação procura dar enfase à preparação e qualificação do indivíduo para
o trabalho. Por isso os currículos escolares foram totalmente modificados. Mesmo nas
materias de carater geral, a nomenclatura é totalmente diferente.
Essa
preparação para o trabalho
, visada pela nova lei, procura eliminar uma das
deficiências mais serias do ensino brasileiro. Até agora, depois de onze anos de estudo
(quatro do primario, quatro do curso ginasial e três do científico), o aluno não dispunha
de nenhuma perspectiva concreta para deixar de estudar, se fosse obrigado a isso.
Teoricamente, não teria ainda nenhuma opção profissional, porque passara todo esse
tempo adquirindo conhecimentos, mas nenhuma espécie de prática. (sic) (grifo nosso).
O pronome demonstrativo “essa” usado no início do segundo parágrafo, assim
como o adjunto adnominal com valor adjetivo “visada pela nova lei”, circunscrevem
“preparação para o trabalho” no contexto da nova lei com um sentido específico. O
adjunto adnominal
delimita de forma clara esta especificidade do sentido: não se trata
de qualquer preparação para o trabalho, mas sim daquela visada pela nova lei. A
delimitação do sentido, por si só, já pressupõe a existência de outros sentidos para a
expressão, que não aquele mobilizado pelo locutor.
Podemos pensar facilmente esse enunciado em oposição a outro como “A
preparação para o trabalho procura eliminar uma das deficiências mais sérias do ensino
brasileiro.” na qual haveria um efeito de homogeneização do sentido, garantido pelo
artigo definido e pela desaparição do adjunto adnominal.
O sentido da expressão começa a ser definido como uma oposição ao modelo
antigo, anterior à lei. Nele, os anos de estudo do aluno não oferecem nenhuma opção
profissional, algo que se explica pelo fato de que o estudante passou seus anos na escola
adquirindo conhecimentos, mas apartado da “prática”. Fica evidente a cisão
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