Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 145

conhecimento/prática e o modo como a “preparação para o trabalho” se afasta do
primeiro termo e se aproxima do segundo.
Mais adiante, o texto amplia sua definição da “preparação para o trabalho”
A nova lei dispõe sobre um sistema de ‘sondagem de aptidões’ nas quatro ultimas series
do 1° Grau e uma ‘habilitação para o trabalho’ nas três séries do 2° Grau.
Em outras palavras, o estudante adquire no decorrer das quatro series do antigo curso
ginasial uma iniciação para determinadas profissões [...]
“Habilitação para o trabalho” surge como uma retomada de “preparação para o
trabalho” e, em seguida, através de uma operação metaenunciativa “Em outras
palavras”, é definida como a aquisição de uma iniciação para determinadas profissões.
A metaenunciação, tal como trabalhada por Authier-Revuz (1998), é tomada por Krieg-
Planque como um forte indício do caráter polêmico da fórmula, marcando a posição do
locutor em relação àquilo que diz e em oposição a outros enunciados.Tais aspectos que
denotam a heterogeneidade marcante dos sentidos da forma “preparação para o
trabalho” indicam também a possibilidade da existência de outros discursos que habitam
a unidade lexical.
Esta análise é breve, mas revela a forma pesquisada como um locus no qual se
condensam sentidos conflitantes. Como outro exemplo disso, podemos recorrer a uma
notícia, publicada em 08/08/1981 “O 1° grau é a grande prioridade da educação”. No
contexto de outra reforma que atingiu, nesse caso, o segundo grau
3
, o texto relata da
seguinte forma as declarações da então futura secretária do 1° e 2° graus do ministério
da educação.
“Referindo-se ao ensino de 2° grau, a professora afirmou que houve um nítido exagero
na interpretação da reforma. Ela considera que não há dúvidas em relação à validade do
conceito de uma
educação para o trabalho
, mas acha que
educar para o trabalho
não
significa necessariamente, profissionalizar indiscriminadamente a toda a população
infantil do País” (sic) (grifo nosso).
Mesmo sem avançar na análise deste trecho, é possível verificar que aí se afirma
um afastamento entre o significado de “educação para o trabalho” e a noção de
profissionalização, ao menos quando esta é tomada de forma indiscriminada. Ao mesmo
tempo, fica mais uma vez evidente o modo como a necessidade de definir o termo,
revela a heterogeneidade do sentido, algo que aqui é marcante pelo uso do advérbio
“necessariamente”.
3
O segundo grau equivalia ao atual ensino médio.
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