Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 139

discursos é a relação, algo que desestabiliza a oposição entre um interior e um exterior
claramente definidos para essas instâncias.
É desse espaço interdiscursivo, cuja marca é a heterogeneidade, que emergem os
objetos
.
No caso da investigação aqui apresentada, como mencionamos, é do diálogo
entre discursos muitas vezes divergentes emerge a escola, em sua relação com o
trabalho, como objeto de pesquisa.
Assumindo a clássica metáfora bakhtiniana do signo como arena de lutas,
podemos nos valer dos debates acerca das cisões que marcam a escola na sua relação
com o trabalho (formação geral/formação técnica; ensino profissional/ensino superior),
assim como da reestruturação pela qual vem passando o mundo do trabalho, como
indícios da (re)produção e circulação de sentidos conflituosos sobre a função desta
instituição: “[...] classes sociais diferentes servem-se de uma só e mesma língua.
Conseqüentemente, em todo signo ideológico confrontam-se índices de valor
contraditório. O signo se torna a arena onde se desenvolve a luta de classes.”
(Bakhtin/Voloshinov, 1992, p. 46)
Tal circulação se dá através de significantes que, ainda que sejam de uso
corrente e pareçam atestar um sentido unívoco, são, na verdade, objeto de disputas,
atravessados por discursos variados. São, assim, formas socialmente marcadas. Tais
formas são possíveis “fórmulas”, tal como Krieg-Planque (2010) define este termo.
A partir destes comentários, podemos especificar nossos objetivos, à luz dos
conceitos mencionados, para, na seção seguinte, desenvolver a noção de “fórmula”
como eixo teórico-metodológico deste trabalho. Os dois primeiros objetivos referem-se
ao trabalho amplo de pesquisa que vem sendo realizado, o terceiro diz respeito ao
escopo deste texto:
- compreender como discursos diferentes elaboram a relação entre a educação e
o trabalho, inscrevendo um lugar específico para a escola.
- apreender no interior desse interdiscurso, os sentidos que se constroem acerca
da noção de “formação escolar” frente ao trabalho.
- Apontar o caráter formulaico das unidades lexicais complexas “educação para
o trabalho”, “formação para o trabalho” e “preparação para o trabalho”.
Metodologia
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