I Anais do Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - SILALP - page 25

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Como já se disse anteriormente, Germano Almeida emergiu da revista
Ponto &
Vírgula:
A revista
Ponto & Vírgula
, confeccionada no Mindelo, assumiu um lugar
único entre as publicações culturais africanas da pós- independência (com
o melhor apuro gráfico de todas), pugnando pela liberdade temática,
expressiva e política, favorecida pelo ambiente mais aberto do
arquipélago. Dela se destacou o romancista Germano Almeida, com
O
testamento do Sr. Napumoceno da Silva Araújo
(1989). (PIRES
LARANJEIRA, 1995, p. 247)
Como é possível notar, o romance
OTSN
, dado o contexto de seu autor e a revista
mencionada, teve um caráter mais ligado a questões de preocupação com a escrita e
desfrutava de um momento de maior liberdade, sendo assim, inseria-se em um momento
propício para as inovações em todos os campos.
O humor trouxe essa inovação, pois permitia que o autor incorporasse novas
estruturas estéticas e novas temáticas. A tragédia ficou sendo material dos claridosos,
portanto se falava da seca, da fome e de elementos localistas da realidade cabo-verdiana. O
novo material, que as transformações e os novos processos traziam, carecia de uma nova
estrutura, e é neste sentido que o humor e o tom mais coloquial foram utilizados na
reformulação da literatura cabo-verdiana.
Outra característica a se destacar com relação à escolha do gênero comédia está em
sua maior relação com o povo. Sabe-se que este gênero se aproximava mais do popular,
pois o riso é mais democrático, fazendo-se de sua matéria qualquer cidadão, desde homens
simples a personalidades púbicas. Além disso, o riso não precisa ser entendido, ele é
estimulado, atingindo com isso um público maior.
Uma obra de humor ainda é capaz de provocar uma maior pré-disposição na
recepção da obra pelo público, que, sabendo de antemão tratar-se de uma obra cômica,
abre-se ao riso permitindo-se deixar levar pelo espírito cômico, desta forma, portanto,
sabendo explorar as questões críticas, elas são absorvidas por este público.
A comédia trouxe o rebaixamento das personagens, e assim, desconstruindo os
heróis trouxe à tona a figura do anti-herói. Caracterizada essencialmente em suas
manifestações por ressaltar as fragilidades humanas, os vícios, a insensatez, através do
exagero, do absurdo, da ironia, da sátira, da paródia, o gênero é capaz de escavar fundo na
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