I Anais do Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - SILALP - page 23

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1998, p.25).
Ponto & Vírgula
apontava para a fase de reconstrução de um campo literário que via o
papel da cultura como sendo o de “analisar e intervir com isenção”. (ANJOS, J.C.G. dos, 2006,
p.220).
Desta forma, a revista contribuiu para indicar novas perspectivas: “Por estas razões, é
possível deduzir que, retomando demandas que têm raízes nos postulados de
Claridade
, os
escritores ligados a
Ponto & Vírgula
teriam contribuído para um novo impulso, o de inventar o
futuro da Literatura Cabo-verdiana.” (LIMA, 2007, p.169).
Germano Almeida foi um dos fundadores de
Ponto & Vírgula
, e também está entre os
escritores que despontaram neste novo cenário literário cabo-verdiano. Portanto, sua escrita está
intimamente ligada a esta nova perspectiva, e pode-se dizer que sua obra contribui para a
inauguração de um possível novo rumo da literatura nacional.
Segundo uma entrevista realizada por Roberto Baessa Mendes em seu trabalho
Literatura
cabo-verdiana do pós-independência (1980-1990): Contributos para a sua compreensão
(2007),
com professores de língua e literaturas portuguesas, em sua maior parte cabo-verdianos, constatou
que, ao serem abordados sobre autores que se destacaram no período referido do estudo do ponto de
vista estético e temático, os entrevistados foram quase unânimes em indicar Germano como um
nome representativo no cenário literário do período pós-independência e a obra
OTSN
foi indicada
recorrentes vezes como exemplo de inovações temáticas e estéticas.
A narrativa
OTSN
, que já foi descrita por Manuel Veiga (1998, p. 5) como sendo “uma das
mais representativas obras da moderna literatura cabo-verdiana”, entre ironias e história, apresenta
questões referentes aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais de Cabo-Verde. O
romance narra a história de Napumoceno, um solteirão de prestigiado lugar social na cidade de
Mindelo que decide contar sua vida a partir de seu testamento. O início do romance é marcado pela
abertura deste documento e também o finaliza, indicando um movimento circular. Napumoceno,
que até a leitura do testamento todos julgavam ser livre de críticas, revela-se tal qual realmente é,
além de revelar uma filha, Maria das Graças, que reconhece e legitima a partir deste documento.
Carlos sobrinho de Napumoceno, até então único herdeiro, decepciona-se com o que vê e mostra o
jogo de interesses que circundava a sua relação com o tio.
Inserido neste contexto de produção de liberdade temática, expressiva e política, advindo da
herança de
Ponto & Vírgula
, o romance
OTSN,
como foi possível perceber no breve resumo acima,
desloca a história de ambientes rurais para o urbano, centrando-se em uma Cabo-Verde mais
cosmopolita. Para isso faz uso da cidade de Mindelo como sede do enredo, além de focalizar em
uma única personagem e não no coletivo. Desta forma, a obra aponta para as transformações das
temáticas até então desenvolvidas no cenário literário cabo-verdiano, e no campo estético incorpora
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