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F
ERROVIA E
I
NDUSTRIALIZAÇÃO
-
REPRESENTAÇÕES DA MODERNIDADE EM
B
OTUCATU
,
1929-1939:
NOTAS INICIAIS DE PESQUISA
.
Luís Gustavo Martins Botaro
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Pesquisas que tomam a ferrovia como objeto de investigação histórica como
Odilon Nogueira de Matos (1974) e Flávio Azevedo Saes (1981) realizaram reflexões
entorno do desenvolvimento da rede ferroviária paulista, bem como em suas
transformações na sociedade de São Paulo.
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Ambos os autores traçam um panorama
do desenvolvimento ferroviário paulista, a partir de uma perspectiva econômica.
Enquanto Odilon Matos pensa o desenvolvimento ferroviário como paralelo ao
crescimento da produção cafeeira no Estado de São Paulo, em concordância com esta
reflexão, encontramos a de Flávio Azevedo de Saes, que expõe uma relação café,
ferrovia e população, evidenciando a dependência recíproca principalmente entre café
e ferrovia, além da relação entre café e povoamento, afirmando que o
desenvolvimento populacional segue a expansão cafeeira (SAES, 1981, p. 37-67).
Na reflexão proposta por Matos, ao pensar a relação café-ferrovia, este vem
por afirmar que houve uma ausência de planos para o desenvolvimento da malha
ferroviária paulista, um dos motivos que levou a sua estagnação, bem como a
precariedade da rede ferroviária paulista (MATOS, 1974, p. 139). Essa relação café-
ferrovia é discutida pelos pesquisadores que tomam as ferrovias paulistas como objeto
de pesquisa a partir de novos questionamentos e métodos de pesquisa. Autores como
Oliveira (2011), Cristina de Campos (2011), Sidney Bernardini (2011), Paulo Queiroz
(1997) e Nilson Ghirardello (2002 e 2011) traçam suas reflexões tomando como uma
de suas problemáticas a existência de planos para o desenvolvimento ferroviário, bem
como pensar a ferrovia além de seu papel no escoamento de produção cafeeira.
Tomá-la como agente econômico, político, social e cultural.
Segundo Cristina Campos (2011), podemos pensar em dois momentos que
marcam a expansão ferroviária paulista: em primeiro, o seu desenvolvimento seguindo
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Mestrando, Programa de Pós-Graduação em História – Faculdade de Ciências e Letras de
Assis – Unesp – Univ. Estadual Paulista, Câmpus de Assis – Av. Dom Antonio, 2100, CEP:
19806-900, Assis, São Paulo – Brasil. E-mail:
.
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São transformações em vários aspectos da sociedade, tanto econômica, como no
povoamento e expansão das terras em direção ao oeste Paulista. Podemos também ressaltar
importância e implicações dos trilhos de ferro na regionalização do Estado de São Paulo,
sendo as regiões conhecidas pela companhia férrea que lhe servia (MATOS, 1974; MONBEIG,
1998; SAES, 1981).