A escrita historiográfica, seus protocolos e fontes - page 116

116 
8
F
ERROVIA E
I
NDUSTRIALIZAÇÃO
-
REPRESENTAÇÕES DA MODERNIDADE EM
B
OTUCATU
,
1929-1939:
NOTAS INICIAIS DE PESQUISA
.
Luís Gustavo Martins Botaro
10
Pesquisas que tomam a ferrovia como objeto de investigação histórica como
Odilon Nogueira de Matos (1974) e Flávio Azevedo Saes (1981) realizaram reflexões
entorno do desenvolvimento da rede ferroviária paulista, bem como em suas
transformações na sociedade de São Paulo.
11
Ambos os autores traçam um panorama
do desenvolvimento ferroviário paulista, a partir de uma perspectiva econômica.
Enquanto Odilon Matos pensa o desenvolvimento ferroviário como paralelo ao
crescimento da produção cafeeira no Estado de São Paulo, em concordância com esta
reflexão, encontramos a de Flávio Azevedo de Saes, que expõe uma relação café,
ferrovia e população, evidenciando a dependência recíproca principalmente entre café
e ferrovia, além da relação entre café e povoamento, afirmando que o
desenvolvimento populacional segue a expansão cafeeira (SAES, 1981, p. 37-67).
Na reflexão proposta por Matos, ao pensar a relação café-ferrovia, este vem
por afirmar que houve uma ausência de planos para o desenvolvimento da malha
ferroviária paulista, um dos motivos que levou a sua estagnação, bem como a
precariedade da rede ferroviária paulista (MATOS, 1974, p. 139). Essa relação café-
ferrovia é discutida pelos pesquisadores que tomam as ferrovias paulistas como objeto
de pesquisa a partir de novos questionamentos e métodos de pesquisa. Autores como
Oliveira (2011), Cristina de Campos (2011), Sidney Bernardini (2011), Paulo Queiroz
(1997) e Nilson Ghirardello (2002 e 2011) traçam suas reflexões tomando como uma
de suas problemáticas a existência de planos para o desenvolvimento ferroviário, bem
como pensar a ferrovia além de seu papel no escoamento de produção cafeeira.
Tomá-la como agente econômico, político, social e cultural.
Segundo Cristina Campos (2011), podemos pensar em dois momentos que
marcam a expansão ferroviária paulista: em primeiro, o seu desenvolvimento seguindo
10
Mestrando, Programa de Pós-Graduação em História – Faculdade de Ciências e Letras de
Assis – Unesp – Univ. Estadual Paulista, Câmpus de Assis – Av. Dom Antonio, 2100, CEP:
19806-900, Assis, São Paulo – Brasil. E-mail:
.
11
São transformações em vários aspectos da sociedade, tanto econômica, como no
povoamento e expansão das terras em direção ao oeste Paulista. Podemos também ressaltar
importância e implicações dos trilhos de ferro na regionalização do Estado de São Paulo,
sendo as regiões conhecidas pela companhia férrea que lhe servia (MATOS, 1974; MONBEIG,
1998; SAES, 1981).
1...,106,107,108,109,110,111,112,113,114,115 117,118,119,120,121,122,123,124,125,126,...180
Powered by FlippingBook