A escrita historiográfica, seus protocolos e fontes - page 122

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em relação à cidade de Botucatu, o periódico da Capital faz referência à
Folha
principalmente devido a sua estreita ligação com o Partido Constitucionalista.
O
Correio de Botucatu
fora fundado no início do século XX, pelo Dr. Miguel de
Alvarenga. Inicialmente trissemanário, tem o seu primeiro número em 22 de setembro
de 1901. Durante o nosso recorte temporal, temos esse jornal sob a direção de
Deodoro Pinheiro Machado – que passou a ser proprietário e diretor do periódico em
1924 (DONATO, 2008, p. 224). Homem participativo e atento a política local, e as
transformações sentidas na sociedade botucatuense, como nos mostra Hernani
Donato (2008). Entretanto, não podemos deixar de apontar a sua forte participação na
política local, chegando a ser prefeito da cidade de Botucatu durante alguns meses em
1933. Tratando ainda da questão política, é importante destacar que principalmente a
partir de 1934, o
Correio
torna-se um grande meio difusor das ideias socialistas na
cidade de Botucatu, contendo informações e instruções pragmáticas: “como se deve
votar um socialista”; “ferroviário, o seu lugar é no partido socialista”, ou seja, sua
posição está em muito próxima dos direitos dos trabalhadores, sobretudo os
ferroviários.
1.1 A relação entre espaço urbano e progresso
Dentre essas mudanças nas estruturas ferroviárias na cidade de Botucatu,
podemos ressaltar as reformas nas composições da Estrada de Ferro Sorocabana que
ganharam espaço no
Correio de Botucatu
no ano de 1929. A notícia registra um
investimento da companhia ferroviária em Botucatu para melhorar não somente seus
mecanismos, mas também o acesso à estação:
A Sorocabana vai gastar em nossa cidade uns mil e duzentos contos
de réis. Essa importância vultuosa será aplicada na construção de
novos armazéns, de depósitos de máquinas e no calçamento do
trecho que liga a estação a Avenida Floriano Peixoto
(SOROCABANA..., 1929, p. 1).
A notícia destaca a quantidade investida pela ferrovia na cidade, além dos
locais onde essa verba será investida. Nota-se que além desses melhoramentos
(construção de oficinas e de novos armazéns) a companhia ferroviária também tinha o
intuito de melhorar o acesso à estação ferroviária, com o calçamento da Avenida
Floriano Peixoto. Esse último melhoramento, que não condiz apenas à ferrovia, mas
favorece diretamente a questão da urbanização da cidade de Botucatu e insere-se
num momento que segundo o jornal, seria um período de modernização da cidade.
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