126
podemos esquecer que se trata de um serviço em conjunto, entre a ferrovia e o
automóvel.
Após três anos de funcionamento do Serviço Rodoferroviário da Sorocabana
em Botucatu, a
Folha de Botucatu
retrata a importância deste serviço na economia da
cidade. Sendo que a partir deste serviço, tornou o comércio na cidade mais dinâmico e
rápido (SERVIÇO..., 1937a, p. 1). A notícia nos traz algumas informações importantes,
que retratam não somente o bom funcionamento do serviço prestado pela
Sorocabana, como também a grande aceitação dos botucatuenses. Para demonstrar a
satisfação do público, o periódico lança algumas considerações de comerciantes e de
pessoas que fazem uso constante deste serviço, sempre enaltecendo a velocidade
das entregas e seus benefícios para o comércio local.
Outro exemplo da aceitação e do aumento deste serviço, podemos destacar no
Correio de Botucatu
, na notícia onde esta também aborda a comemoração do terceiro
ano do funcionamento do Serviço Rodoviário da Sorocabana. A matéria traz uma nota
que traduz a significância deste serviço para a cidade de Botucatu:
Há três anos passados a estrada iniciava esse serviço (rodoviário)
com apenas três caminhões na cidade de Sorocaba; hoje conta com
mais de cem caminhões, sendo a nossa cidade (Botucatu) a última no
tronco, que possui o melhoramento (SERVIÇO..., 1937c, p. 1).
Entretanto, neste mesmo ano 1937, o
Correio de Botucatu
publica uma matéria
que tinha como pano de fundo a concorrência entre os meios de transporte ferroviário,
aéreo e rodoviário. A matéria toma como base obra lançada por um autor francês, que
ocupava o cargo de secretário geral das redes ferroviárias da França, Julio Antonini.
Ao tratar sobre essa concorrência, a matéria compreende e afirma que um automóvel
e avião gastam menos tempo nas viagens. Contudo, a matéria destaca que nenhum
desses meios de transporte pode carregar a mesma quantidade de carga de uma
locomotiva:
É exato que um automóvel pode ir além da velocidade de um trem, e
um avião o tripulo; mas nem um nem outro, conseguem transportar
de uma só vez, como faz uma composição de estrada de ferro,
duzentas e cinqüenta toneladas de mercadorias [...] (SERVIÇO...,
1937b, p. 4).
Importante propor algumas reflexões em relação a este novo serviço prestado
pela Estrada de Ferro Sorocabana na cidade de Botucatu. Primeiro, que se trata de
mais uma forma de interação entre ferrovia e cidade, sendo principalmente uma