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aponta tais melhoramentos como anseios da população como um todo. Assim como
também, que tais investimentos seriam importantes para contemplar e consolidar o
momento progressista que a cidade estava passando no final da década de 1920.
Progressista devido ao crescimento econômico que a cidade estava sofrendo, e como
principal meio propulsor desse crescimento o jornal destaca o papel da ferrovia na
cidade, como veremos adiante.
Sobre o trecho a ser calçada, a ligação da Avenida Floriano Peixoto à estação
da Sorocabana, o periódico botucatuense traz uma notícia (E. F. SOROCABANA,
1929, p. 3), na qual se tem ainda referência sobre tal investimento. A notícia
parabeniza a companhia ferroviária, apontando que trará estas reformas, grandes
benefícios para a cidade. Uma interação ferrovia-cidade, onde os investimentos nas
estruturas da companhia acabam por alcançar a estrutura da própria cidade, como o
calçamento da avenida de acesso ao prédio da estação. Vai ao encontro das reformas
urbanas, como o calçamento, entretanto, é de grande importância para a companhia,
que estava interessada em melhorar o acesso à estação: tal avenida, de grande
largura, era a via principal de acesso às instalações da Estrada de Ferro Sorocabana:
facilitava o escoamento dos produtos que chegavam por meio da ferrovia, bem como o
caminho inverso.
1.2 Serviço Rodoferroviário e a dinâmica do comércio
Como nosso trabalho está pautado na questão da modernidade, e de como os
periódicos caracterizavam e percebiam a ferrovia, podemos refletir sobre uma notícia
que trata sobre o início do Serviço Rodoviário da Sorocabana em Botucatu, expressa
no
Jornal de Notícias
(AS ESTRADAS..., 1931, p. 1). Com as referências do
Jornal
sobre a questão do novo serviço prestado pela Estrada, podemos caracterizar o
sentido da modernidade traduzido por este periódico.
Ao comentar sobre o investimento do governo na construção de estradas de
rodagem, principalmente as paralelas às linhas férreas, o jornal aponta para a
concorrência direta entre automóvel e ferrovia, que já era sentido em outros países,
como nos Estados Unidos. E justamente essa atitude de construir estradas de
rodagem paralelas às linhas férreas que ajudou a intensificar a concorrência entre
ambos meios de transporte.
Dentre essa concorrência, o periódico aponta alguns motivos que levam a
preferência pelo transporte através de caminhões. Dentre eles podemos destacar a
questão do tempo de viagem. Como ressalta o jornal, um trem carregado com
mercadoria que sai de São Paulo, para chegar até a cidade de Sorocaba, demora