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entre três a oito dias. Com o uso do caminhão, esta viagem é completada em um dia;
outros motivos foram destacados na notícia:
[...] porque o frete a pagar é sempre menor; porque o caminhão
recebe a carga na casa do despachante e a entrega na casa do
destinatário suprimindo o dispendioso transporte da estação de
destino a casa do destinatário. (AS ESTRADAS..., 1931, p. 1).
Como solução para essa concorrência entre automóvel e ferrovia, o
Jornal de
Notícias
já ressaltava a atitude da Estrada de Ferro Sorocabana: esta, já em 1930 –
segundo o jornal – dava início ao serviço rodoviário entre as cidades de São Paulo e
Sorocaba, com um frete menor, além das entregas serem feitas no dia.
Alguns anos após o início desse serviço, o
Jornal de Notícias
publicava mais
um matéria sobre o Serviço Rodoviário da Sorocabana, anunciando a grande
rentabilidade do serviço para a companhia. Destaca que ao invés da concorrência, o
serviço é uma combinação entre ferrovia e automóvel que proporciona a entrega em
menor tempo e com menor custo. Além de anunciar que este serviço já estava sendo
ampliado para outras cidades, e que Botucatu logo seria contemplada com mais um
serviço da Sorocabana (E. F. SOROCABANA, 1933, p. 1).
Em 1934, o Serviço Rodoferroviário da Sorocabana é inaugurado na cidade de
Botucatu, e foi noticiado no
Jornal de Notícias
. A notícia mais uma vez traz as
vantagens deste serviço, principalmente em relação ao menor custo do transporte e do
menor tempo de percurso, além de destacar a maior rentabilidade para os
comerciantes e industriais locais:
Os preços que vigorarão para os transportes são tão vantajosos que
fazem prever uma grande economia sobre os custos das
mercadorias, proporcionando assim aos comerciantes e em
conseqüência aos consumidores também, reais lucros (SERVIÇO...,
1934, p. 4).
A partir de sua inauguração deste serviço na cidade, o Serviço Rodoferroviário
da Sorocabana começa a aparecer com maior frequência nos periódicos,
principalmente com referência a seu rendimento para a companhia e para a cidade.
Um exemplo seria a matéria impressa na
Folha de Botucatu
, ao tratar sobre os
primeiros 11 meses de funcionamento do Serviço Rodoferroviário da Sorocabana em
Botucatu. Entretanto, a matéria anuncia que esta alta rentabilidade e aceitação do
serviço por parte dos botucatuenses têm como consequência direta, um prejuízo para
o movimento ferroviário (O SERVIÇO..., 1935, p. 1). Mesmo com esse prejuízo, não