A escrita historiográfica, seus protocolos e fontes - page 113

113 
No que tange a história do Islã, após os atentados de 11 de setembro de 2001,
há um maior espaço e atenção dedicado ao tema. Atualizações, adscrições, críticas e
revisões se acumulam neste artefato cultural que está amplamente enraizado na
cultura nacional, pois constitui-se historicamente como uma das principais ferramentas
de ensino. Contudo a atenção – ou não - que autores e editoras darão ao Islã parecem
estar ligadas mais às estratégias próprias de elaboração de um livro didático que uma
demanda externa.
R
EFERÊNCIAS
BERTOLINI, João.
A interpretação do outro: A ideia de Islã no ensino de História
.
2011. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal do
Paraná, Curitiba, 2011.
BRAUDEL, Fernand.
Gramática das Civilizações
. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
CHARTIER, Roger. Do códice ao monitor: a trajetória do escrito
.
Estudos Avançados
,
São Paulo, v. 8, n. 21, p.185-199, maio/ago., 1994.
CHOPPIN, Alain
.
História dos livros e das edições didáticas:
sobre o estado da arte
.
Educação e Pesquisa
, São Paulo, v. 30, n.3, p. 549-566, set./dez., 2004.
COTRIM, Gilberto.
História Integrada
. São Paulo: Saraiva, 1994.
COTRIM, Gilberto. Informações sobre sua carreira. Disponível no site:
<
>. Acesso em: 21 jan. 2013.
DARNTON, Robert.
O Beijo de Lamourette
. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO.
Retratos da Leitura no Brasil
. São Paulo, 2008. Disponível
em:
HERMIDA, Borges.
História Geral
. São Paulo: FTD, 1994.
MOCELIN, Renato.
História Geral
. Editora do Brasil, São Paulo, [1990-2000].
MUNAKATA, Kazumi.
Produzindo livros didáticos e paradidáticos.
1997. 218 f. Tese
(Doutorado em História e Filosofia da Educação) – Pontifícia Universidade Católica,
São Paulo, 1997.
SAID, Edward.
Orientalismo:
O Oriente com invenção do Ocidente. São Paulo:
Companhia das Letras, 2003.
SOUZA, Ana Gomes de.
O Islã nos livros didáticos de história de 5ª a 8 ª séries do
Ensino Fundamental no período de 1985 à 2004.
2005. 145 f. Dissertação (Mestrado
em História, Língua e Cultura Árabe) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências
Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
NORA, Pierre; LE GOFF, Jacques.
Faire L’histoire.
Paris: Gallimmard, 1973.
1...,103,104,105,106,107,108,109,110,111,112 114,115,116,117,118,119,120,121,122,123,...180
Powered by FlippingBook