Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 145

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Figura 4 – “Índia” no luxuoso Baile
do Teatro Municipal.
(MUNICIPAL..., 26 fev. 1972, p.
102)
Figura 5 – Folionas ricamente trajadas de
indígenas no carnaval do Teatro Municipal.
(MUNICIPAL..., 04 mar. 1972, p. 118)
O biquíni, ora proibido ora liberado, tornou-se uma forma de resistência e
transgressão das mulheres, que viam no carnaval uma forma de festejar o corpo e extrair o
prazer que ele é capaz de proporcionar. No entanto, não era somente nos bailes fechados
que o ousado traje de banho estava presente, mas também no carnaval de rua, como no
desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, de 1973. Neste ano, a escola prestou
uma homenagem ao universo folclórico da jornalista e cronista Eneida e, para tanto, trouxe
para a avenida um grande número de Iaras, botos e foliões fantasiados de índios. Abaixo,
mulher trajada de indígena de inspiração amazônica, ajudou a contar o enredo da escola
(Figura 6).
Figura 6 – Foliona no Desfile da Escola de
Samba Acadêmicos do Salgueiro.
(RIO..., 17 mar. 1973, p. 16)
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