Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 136

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espaço não mais geográfico ou social, mas simplesmente humano, que os
engloba e transcende. (CÂNDIDO, 1981, p. 115).
Assim como Antonio Cândido, Roberto Schwarz também investiga essa importante
questão da obra machadiana. Analisando o texto “O punhal de Martinha” (1894), crônica de
Machado de Assis que se apresenta como uma representação do pensamento de
inferioridade brasileira em relação ao cânone, Schwarz argumenta o seguinte:
A mescla das dicções interioriza e encena a crise, que se resolve nas linhas
finais, pela derrota: depois de indignar-se com a “desigualdade dos
destinos”, que só recolhe e transmite o que está nos livros canônicos e
ignora o que existe na realidade — leia-se o Brasil —, o escritor joga a
toalha e toma o partido do opositor, o beletrista amestrado que ele tem
dentro de si. “Mas não falemos mais em Martinha”, quer dizer, não falemos
do Brasil. A conclusão não é para ser acatada. O procedimento machadiano
do
finale
em falso convida ao reexame crítico da
persona
que está com a
palavra. (SCHWARZ, 2006, p. 74).
Esses apontamentos nos mostram que Machado continuou pensando essa questão
por muito tempo. Juntou-se à sua preocupação com a literatura nacional e sua relação com
a literatura mundial a ironia fina que o autor moldou durante os anos. Como resultado, temos
um autor e uma obra nacionalista e cosmopolita ao mesmo tempo; uma obra preocupada
com a “cor local” e, igualmente, um patrimônio universal.
REFERÊNCIAS
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Crítica literária e textos diversos
. In: AZEVEDO, Sílvia Maria;
CALLIPO, Daniela Mantarro; DUSILEK, Adriana; (Orgs.). São Paulo: Editora Unesp, 2013.
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O Eixo e a Roda
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Entre Manon e Virginie, Helena: presença de Bernardin de
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Cultura e Representação - Ensaios
. Cultura e
Representação. Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2011. v. 1, p. 19-33.
CÂNDIDO, Antonio. Literatura e subdesenvolvimento. In: ______.
A educação pela noite
& outros ensaios
. São Paulo: Ática, 1989. p. 140-162.
CÂNDIDO, Antonio. Um instrumento de descoberta e interpretação. In: ______.
Formação
da literatura brasileira
. 6. Ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1981, V.II, pp. 109-118.
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