(SOKAL, 1996)
"A constante einsteiniana não é uma constante, não é um centro. É o
conceito mesmo da variabilidade - é, enfim, o conceito do jogo. Em
outras palavras, não é o conceito de coisa alguma- do centro de onde
um observador pode dominar o jogo - mas o conceito mesmo do
jogo." (Tradução nossa)
O comentário de Weinberg: “I have no idea what this is intended to mean
.
Há uma passagem interessante no artigo de Weinberg, que pode servir,
parcialmente, de introdução (e, em certa medida, de salvaguarda da validade do tema de
nosso trabalho). Essa passagem justifica, de certo modo, o emprego de conceitos
científicos nas Humanidades:
Those who seek extrascientific messages in what they think they
understand about modern physics are digging dry wells. I think that,
with two large exceptions, the results of research in physics (as
opposed, say, to psychology) have no legitimate implications
whatever for culture or politics or philosophy. (
I am not talking here
about the technological applications of physics, which of course do
have a huge effect on our culture, or about its use as metaphor
,
but about the direct implications of purely scientific discoveries
themselves.)
The conclusions of physics may become relevant to
philosophy and culture when we learn the origin of the universe
or the final laws of nature, but not for the present
.
(WEINBERG, 1996)
Aqueles que procuram mensagens extracientíficas no que acham
entender sobre a física moderna estão perdendo tempo. Eu penso que,
com duas grandes exceções, os resultados das pesquisas em Física ( ao
contrário do acontece, por ex. na psicologia) não tem aplicação
legitima na cultura, na política ou na filosofia.
(não estou falando da
aplicação tecnológica da física, que, evidentemente, tem um
grande impacto na cultura, ou de sua aplicação como metáfora,
falo das implicações diretas de descobertas puramente cientificas
).
As conclusões (resultados) da física podem se tornar relevantes
para a filosofia e para cultura quando aprendemos algo sobre a
origem do universo ou sobre as leis ultimas da natureza
. (Tradução
nossa)
Parece-nos que o livro de Haroldo, de acordo com essa declaração de
Weinberg, não comete nenhum abuso. Pelo contrário, está conforme as “condições”
destacadas no trecho acima.
II
Retomando o tema da convergência de conhecimentos, tento estabelecer uma
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