Anais do VII Encontro do Cedap – Culturas indígenas e identidades - page 299

297 
O significado mais profundo da vida não é o de ordem material. O
significado mais profundo da imagem não se encontra necessariamente
explícito. O significado é imaterial; jamais foi ou virá a ser um assunto visível
passível de ser retratado fotograficamente. O vestígio da vida cristalizado na
imagem fotográfica passa a ter sentido no momento em que se tenha
conhecimento e se compreendam os elos da cadeia de fatos ausentes da
imagem. Além da imagem iconográfica. (2001, p. 123-124).
Com relação às imagens levantadas pelos próprios pesquisadores, elas fornecerão
informações que complementam ou respondem as informações lidas nas imagens que
foram criadas pelo próprio grupo pesquisado. O(a) próprio(a) pesquisador(a), por sua vez,
por fazer a seleção das fontes segundo as problemáticas que foram levantadas, está
promovendo a construção de documentos que podem ser úteis
a posteriori
. Em nossa,
pesquisa, por exemplo, por haver esta escassez de documentos relacionados à festa em
acervos públicos, o próprio trabalho será uma oportunidade de organização do material do
grupo estudado
10
.
Considerações finais
Levando em consideração que as imagens fotográficas apresentam leituras plurais,
cabe ao pesquisador desenvolver as perguntas propícias para as temáticas que escolhe
investigar. Desta forma, longe de ser uma receita metodológica para o trabalho com
fotografias, o artigo pretendeu compartilhar as experiências de um estudo em andamento.
Por se tratar de uma pesquisa que evidentemente procura perceber os sentidos que
remodelam o grupo Flor do Vale, as imagens fotográficas criadas ou armazenadas pelos
membros do grupo, por si só, já permitem perceber a importância da Folia de Reis para esta
sociedade. Talvez a mensagem que melhor norteie os aventureiros que buscam nas fontes
fotográficas os sentidos é que elas são, “Apesar da aparente neutralidade do olho da
câmara e de todo o verismo iconográfico, [...] sempre uma interpretação.” (KOSSOY, 2001,
p. 120). Desta forma, tanto quem a produz quanto quem a lê, pode interpretá-la segundo
sua bagagem cultural que, por sua vez, está inserida em um contexto e, por se tratar de
uma bagagem relacionada à memória, aponta também para os sentidos percebidos por
indivíduos do passado.
Referências
BARTHES, Roland.
A Câmara Clara.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
10
Os integrantes da recém-fundada Associação Folclórica de Reis Flor do Vale de Florínea (2013), mencionaram em seus
relatos que pretendem organizar um acervo sobre a Companhia.
1...,289,290,291,292,293,294,295,296,297,298 300,301,302,303,304,305,306,307,308,309,...328
Powered by FlippingBook