esses seguiram-se
A uma incógnita
(Iluminuras, 1991),
A ficção vida
(Editora 34, 1993),
A espreita
(Perspectiva, 2000) e
A regra secreta
(Landy, 2002). O poeta foi agraciado
com o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em 2003. Faleceu em 27 de novembro de
2003, no Rio de Janeiro.
O olhar do poeta sobre seu objeto se revela, ao longo de toda a obra, bastante
contido. Davi Arrigucci Jr. definiu com maestria os poemas de
A espreita
(2000):
Excêntrico, escondido entre parênteses, sibilino nas alusões,
o Eu que pouco nos fala, em vez de exprimir-se, prefere a mera
observação ou o registro do olhar, sem temer, dentro ou fora, cantos
escuros e esquisitices, mas sem se mostrar, preferindo velar-se.
Observador de passagem, casa o movimento dos olhos ao ritmo do
andarilho solitário e, como o "flâneur" de Baudelaire, espia por toda
parte feito um príncipe incógnito
(ARRIGUCCI JR., 2000, p. 1)
Em
A uma incógnita
(de 1991), o poeta se utiliza de papéis e máscaras com que
o eu lírico observa e registra o mundo ao seu redor. Ainda, conforme analisa Paulo
César Andrade da Silva, o poeta perscruta o real e testemunha o contexto social
utilizando-se de recursos presentes na realidade, detendo-se ironicamente em fatos
presentes na sociedade em que vive. “A rua é também espaço físico onde o poeta
concentra seu olhar atento à realidade, pois observar é uma atitude que toma diante do
mundo, uma forma de agir” (ANDRADE, 2005, p. 117).
A partir de uma visão que se assemelha à de Baudelaire, Uchoa apresenta a
cidade como ambiente de degradação, o que irá refletir nas personagens utilizadas pelo
poeta. Deparando-se com os “tipos” que andam pelas ruas, que habitam as cidades, o
poeta irá permitir que estes contaminem a poesia. Os tipos vivem oprimidos pela
posição que ocupam, como “in-seres” e não podem agir, sequer estão conscientes de sua
condição. Diante desta situação, o observador revolta-se devido à condição desses in-
seres.
No caso de Uchoa Leite, a ambientação dos poemas nos grandes centros
urbanos ultrapassa o registro de cenas flagradas no cotidiano, como se o poeta quisesse
tornar inéditas e imprevisíveis as circunstâncias adversas captadas no cotidiano. A série
Anotações
,
composta por 18 poemas, publicada em
A ficção vida
(de 1993), como
sugere o próprio título, constituem registros instantâneos flagrados pelo poeta nas ruas.
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