que é possível interagir como se fosse uma obra física. Essa percepção propiciada pela
obra digital, que se insere em palcos reais, oferece novas possibilidades para o artista
que, após muito tempo de separação entre obra digital e mundo real, agora é capaz de
saltar os limites dos dispositivos computacionais e criar não apenas para o universo
virtual, mas também para o espaço real.
Desse modo, a RA representa atualmente uma nova ferramenta de expressão
para a arte. Entretanto, cabe ressaltar que o binômio arte-ciência tem estado presente na
vida do ser humano desde suas primeiras manifestações artísticas, como, por exemplo,
por meio das ferramentas usadas para gravar peças de marfim ou esculpir pedras, das
diferentes técnicas de fundição para obter os moldes em bronze das esculturas do
mundo clássico, ou da descoberta de processos químicos que permitiram elaborar
técnicas pictóricas capazes de produzir o desenvolvimento da pintura que se estendem
até os dias atuais.
O século XX contribuiu com uma grande variedade de avanços científicos e
descobertas, os quais não foram alheios às contribuições criativas dos artistas de
vanguarda, estes fizeram uso da tecnologia como novo método de expressão. A
descoberta da fotografia ou o cinema, equiparados com notoriedade a outras artes
tradicionais, constituíram metas para o desenvolvimento de diferentes formas de
manifestar inquietudes e conceitos artísticos, como o surgimento da vídeoarte, uma das
interpretações resultantes desses novos elementos.
A era digital pressupõe um novo paradigma no campo das artes. As tecnologias
da informação e comunicação mostraram sua poderosa capacidade de introduzir-se na
sociedade e a arte não foi um ente alheio a essa realidade. A Web arte, a arte do
ciberespaço, estruturada na Internet, ganha especial importância nesse cenário,
atendendo à nova dimensão de globalização da cultura e, portanto, da arte, favorecida
por essa plataforma.
A era digital também colaborou para aproximar a arte da realidade, já que
possibilitou a passagem das imagens 2D, típicas da fotografia e do cinema , para o
espaço tridimensional da realidade virtual e sua capacidade de gerar meios em 3D,
aposta dos artistas vanguardistas na primeira década do século XXI.
É nesse contexto que se encontra a Realidade Aumentada, com sua capacidade
de combinar espaço real e virtual, originando um novo conceito de obra tridimensional.
Ao adquirir materialidade, ainda que fictícia, faz romper as fronteiras do mundo
cibernético. A presença da RA no campo da arte é um fato associado aos recursos
1...,13,14,15,16,17,18,19,20,21,22 24,25,26,27,28,29,30,31,32,33,...445