diante da morte não havia nada em que pensar a não ser na verdade da vida
Giuseppe Ungaretti
A Primeira Guerra Mundial foi o cenário da gênese literária de Giuseppe
Ungaretti, cujos escritos, inicialmente, não pensava em publicar. Foi seu amigo, jovem
tenente e também poeta, que o convenceu a expor aqueles belos poemas e, então, Ettore
Serra publicou o primeiro livro do escritor italiano, em 1916, intitulado
Il Porto Sepolto
.
Sobre esse título, Ungaretti diz que “O porto sepulto é aquela parte de segredo dentro de
nós que permanece indecifrável”
2
.
O volume foi acrescido de outros poemas e em 1919, publicou-se a obra
ampliada, dessa vez, denominada
Allegria di naufragi
. Retornando ao título inicial foi
republicada em 1923 e finalmente, em 1931, publicou-se a edição definitiva dessa
coletânea de poemas, de 1914 a 1919, nomeada somente
L’Allegria
.
Durante esse percurso, Ungaretti revisou a obra e re-editou a maioria dos seus
poemas. Essa retomada serviu para que o escritor repensasse aquele passado, num
presente com contexto diverso daquele ambiente peculiar, no qual tudo era extremo.
Procurou “essencializar” a própria linguagem, evitando obstáculos discursivos e
explicativos, resultando numa poética mais concisa, mais universal. E, ainda assim, não
se perdeu de vista a essência daquela escritura que, diante da proximidade da morte,
buscava o Absoluto no fugaz.
Poemas localizados no tempo-espaço simbolizavam o “diário” de um poeta, mas
nunca se deixou de levar em conta o universal da Poesia. Sobre esse viés, Ungaretti
explica:
Este velho livro é um diário. O autor não tem outra ambição – e
acredita que mesmo os grandes poetas não a tenham – senão a de legar
uma bela biografia. Suas poesias representam, pois, seus tormentos
formais, mas gostaria que se reconhecesse, finalmente, que a forma o
atormenta somente porque ela exige que se conforme às variações de
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Em notas da obra bilínque
L’Allegria
, p. 197, traduzido por Geraldo Holanda Cavalcanti.
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