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e superioridade. Mas os sobrados já não possuem a mesma glória de outrora, nem Cristalina
é a mesma menina que “
ia espiar à esquina de nha Mioda
” (SOUSA, 1987, p. 201). A essa
altura na cidade, e não mais vila de S. Filipe, se propagava uma política de conservação das
construções históricas, se aplicando tanto para os sobrados, quanto para as casas mais
simples, os projetos da restauração. As suas vontades de realizações idealizadas se chocam,
assim, com a realidade que, diluída pela modernidade, se torna incompatível aos seus
anseios. Refletindo essa condição da personagem na forma romanesca, afirma Lukács:
O processo segundo o qual foi concebida a forma interna do romance é a
peregrinação do indivíduo problemático rumo a si mesmo, o caminho
desde o opaco cativeiro na realidade simplesmente existente, em si
heterogênea e vazia de sentido para o indivíduo, rumo ao claro
autoconhecimento. Depois da conquista desse autoconhecimento, o ideal
encontrado irradia-se como sentido vital na imanência da vida, mas a
discrepância entre ser e dever-ser não é superada, e tampouco poderá sê-lo
na esfera em que tal se desenrola, a esfera vital do romance; só é possível
alcançar o máximo de aproximação, uma profunda e intensa iluminação
do homem pelo sentido de sua vida. (LUKÁCS, 2007, p. 82).
A conquista do autoconhecimento de Benjamim se dá quando ele compra o
sobrado que pertencia à família de Cristalina, onde com ela iria morar depois de se
casarem. No entanto, a indiferença afetiva da eterna menina de sobrado faz com que o
“americano” se interesse cada vez mais pela provocante Rosa, que o persegue desde a sua
chegada ao
Xaguate Hotel
. Assim, ele vai se dando conta de que nem o sobrado, e nem
mesmo o seu casamento com Cristalina, seus dois grandes sonhos alimentados desde a sua
meninice, serão suficientes para fazê-lo sentir-se vivo e realizado. O que irradia sentido e
vivacidade ao seu espírito é Rosa. E, no final, é a ela que Benjamim direcionará o seu
interesse em constituir uma nova família.
Em sua peregrinação pelos lugares onde cresceu, Benjamim inicia um processo
que consiste em promover o encontro entre o homem e o menino, buscando de certa forma
restabelecer os laços afetivos com o espaço. O trecho abaixo, por exemplo, promove esse
encontro transcendental. Dessa incidência cruzam-se os condicionalismos locais aos
sentimentos universalmente classificáveis: como o amor, a saudade e a felicidade:
Durante cinquenta anos em que esteve ausente, nunca mais olhou para o
céu, para a Lua, para as estrelas, nunca mais sentiu a falta de chuva ou a
desejou veementemente, nunca mais reparou em animais com cio, nunca
mais ouviu cantar um galo de madrugada, zurrar um burro à distância,
estrepitar um foguete nas alturas. O regresso à terra haveria de ser isso
tudo de que esteve tão afastado esse tempo todo. O seu regresso tinha que