I Anais do Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - SILALP - page 40

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As ideias de Leila Leite Hernandez (sendo de caráter histórico) e as de Carlos Reis
(de caráter estético-ideológico) contribuem no sentido de argumentar em relação à eleição
da representatividade ideológica do convívio social elencada pelo autor da trilogia que,
tendo em vista a história nacional e os postulados teóricos do movimento neorrealista,
buscou contemplar as transformações que incidiram sobre a representatividade histórica, de
caráter dinâmico e de incidência coletiva dessa sociedade.
Assim, as relações de poder que se buscavam estabelecer através da polaridade
instituída entre brancos e negros foi sendo desmantelada frente ao enfraquecimento do
poderio econômico e político da elite – e aí se demonstra o seu dinamismo – abrindo espaço
para que um novo grupo que, independentemente da crise vivenciada pela nata foguense,
surgia vigorosamente sustentado pelo capital estrangeiro.
Em
Xaguate
, a figura do emigrado ganha uma nova perspectiva, pois o foco
narrativo do romance que, segundo a cronologia interna da trilogia, fecha o conjunto de
obras ficcionalizadas em torno de meio século da história da Ilha do Fogo, incide sobre a
subjetividade de Benjamim Costa, no contexto do seu retorno.
No romance de 1987, Benjamim retorna à terra natal depois de uma longa estadia
de trabalho nos Estados Unidos. A partir desse retorno, ele busca restabelecer seus laços
afetivos com o espaço e com as pessoas que antes constituíam seu círculo social e afetivo.
O tema principal é, portanto, o do regresso, que promove o reencontro e o embate do
emigrado com uma realidade mudada, que aos poucos acaba incidindo e transformando seu
próprio modo de ser e conceber o mundo.
A forma pela qual o romance está organizado demonstra que Benjamim é um
sujeito fragmentado que vai montando seu quebra-cabeça pessoal até se compor
completamente, de forma a se encontrar em sua terra natal. Ele representa a fragmentação
da identidade contemporânea a que muitos caboverdianos, e de modo geral os indivíduos
migrantes do mundo inteiro que transitam pelas fronteiras estão sujeitos: às condições
materiais e psicossociais que estão por trás dos fluxos migratórios.
Com o seu retorno, Benjamim tem dois objetivos claramente traçados: ter um
sobrado em S. Filipe e se casar com Cristalina, seu amor platônico da adolescência. Ambos
os desejos estão ligados a uma mentalidade local que atribuía à elite um
status
de exaltação
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