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- Tem título de propriedade?
- Ih? Tem o quê?
- Título, dona! Título de propriedade! Recibo que prova que a galinha
é sua!
NgaZefa riu. (VIEIRA, 1990, p. 116)
Por último, a polícia vem intervir no conflito através da imposição da violência
física e da repressão, silenciando mulheres e crianças ao tomarem para si a galinha e o
ovo:
A Cabíri nem piava, só os olhos dela, maiores com o medo, olhavam
os amigos Beto e Xico, tristes no canto. O sargento agarrou-lhe
também pelas asas e encostou o bicho à barriga gorda (VIEIRA, 1990,
p. 120).
A resolução do conflito e a restauração da harmonia entre o grupo se dão
através da audaciosa atitude dos irmãos Beto e Xico que, ensinados por vavôPetelu a
imitar e entender as falas dos animais, simulam o cantar de um galo e fazem com que
Cabíri escape das mãos dos policiais:
E, então, sucedeu: Cabíri espetou com força as unhas dela no braço do
sargento, arranhou fundo, fez toda a força nas asas e as pessoas,
batendo palmas, uatobando e rindo, fazendo pouco, viram a gorda
galinha sair e voar por cima do quintal, direta e leve, com depressa,
parecia era ainda pássaro de voar todas as horas (VIEIRA, 1990, p.
122).
Depois de tão fantástica fuga, ngaZefa decide pôr fim ao conflito cedendo o
ovo à vizinha. Para Martin (2005), não é coincidência o fato de as personagens que
formam o conto final de
Luuanda
serem mulheres e crianças. Ainda que sejam
considerados indivíduos socialmente mais frágeis, a narrativa aponta para a necessidade
de ser congregada entre eles “uma ética revolucionária” para que aprendam a lidar com
as diferenças e articulem-se “contra os agentes da exclusão, que representam o poder
autoritário e opressor do colonialismo” (MARTIN, 2005, p. 88), como o são Sô Zé,
Azulinho, Sô Lemos e a polícia.
Apoiando-se na sabedoria tradicional de como se comunicar com os animais,
Beto e Xico são aqueles que dele fazem uso no intuito de ensinar às mulheres valores
como solidariedade e união. Ambos fora e acima do caos que dava cada vez mais forma
ao conflito, a cumplicidade entre os monandengues e Cabíri vem justamente reforçar a
importância de determinados valores éticos para que toda a nação se empreenda em uma
luta por um ideal comum. Ideal este aqui representado pelo ovo, que pode ter sua