I Anais do Simpósio de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa - SILALP - page 112

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Eram duas religiões em que durante anos nunca tinham tido nenhum
problema, a paz era sossegada até ao dia em que se começou a falar que
nos terrenos vizinhantes tinha petróleo. Ih! Que aí então é que começaram
as azedas conversas, os aziagos ares. Para além dessas quatro igrejas,
tinha também gente que representava outras pequenas confissões
religiosas como a Igreja do Bom Repouso, a Igreja dos Sete Apóstolos, a
Igreja do Bomfim, a Assembleia da Salvação, a Igreja da Paz nos
Corações e outras mais pequenas ainda cujo número de fiéis não
ultrapassava dez (CARDOSO, 2001, p.51).
O conjunto de fatos encenados nessa obra mostra o descompasso da filosofia
tradicional religiosa e fúnebre em Angola. A experiência colonial mutila e gera um
desequilíbrio nas comunidades africanas e das Américas:
Desta forma, se no mundo moderno/colonial, a filosofia fez parte da
formação e da transformação da história europeia desde o Renascimento
europeu por sua população indígena descrita como os cristãos ocidentais,
tal conceito de filosofia (e teologia) foi a arma que mutilou e silenciou
raciocínios similares da África e da população indígena do Novo Mundo
(MIGNOLO, 2008, p. 298).
Por outro lado, os sincretismos culturais que se acentuaram no pós-independência
permitem ao escritor angolano produzir narrativas que valorizem a segunda acepção
conceituada pelo realismo maravilhoso e que difere completamente das ações humanas,
pois “é tudo o que é produzido pela intervenção dos seres sobrenaturais” (CHIAMPI, 2008,
p.48). Sendo assim, o cenário dos enterros em um primeiro momento parece cumprir um
ritual próximo às práticas locais:
E no principio era a Terra. Da Terra viemos e um dia a ela voltaremos. É
esta a lei da vida de todos os seres humanos. (...) Ma este regresso à Terra,
embora nos pareça definitivo e irreversível, é um regresso fecundante,
activo, pois os corpos desses nossos quatro irmãos quando forem
depositados lá em baixo, hão-de fecundar esta Terra que pisamos. E então
a Terra terá mais vida, ela será sempre renovada e rejuvenescida. Na
prática, este princípio vital e sagrado significará que os exemplos de
honestidade, de verticalidade, de integridade moral desses nossos quatro
irmãos serão seguidos por todos nós que aqui vivemos ou que estamos em
trânsito para outras paragens, não importam as diferenças étnicas,
religiosas ou culturais que nos possam separar (CARDOSO, 2001, p.60).
No entanto, após o enterro o povo presencia experiências sobrenaturais, pois
no calor de tão profunda e sentida dor, se ouviu um estranho barulho que
vinha do fundo das quatro covas, Eé!Eé!Eé! As pessoas se precipitaram
logo, começaram a fugir, tat’e! aiué! Manecas foi dos primeiros a saltar o
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