a possibilidade de duas gerações diferentes falarem sobre sentimentos, emoções,
passado e futuro, valorizando, assim, a relação parental. Esta pode ser motivada pelas
palavras, pelas brincadeiras, pelo olhar e pela leitura. Sendo assim, ler o texto em pauta
é colocar-se à escuta do outro ser e valorizar o sentimento amoroso.
Podemos observar que essa relação com o outro nos remete à experiência da
linguagem, pois o “mundo - artifício humano - separa a existência de um ambiente
meramente animal: mas a vida, em si, permanece fora deste mundo artificial e através
da vida o homem permanece ligado a todos os seres vivos” (ARENDT, 2007, p.16).
Essa condição humana é inerente a todo ser humano. E a poesia, por sua vez, estabelece
uma relação entre o sujeito e o mundo permeada pela palavra. Isto posto, o sujeito lírico
rompe com a ideia pedagogizante da literatura infantil e privilegia o lirismo, o ritmo, a
rima, as aliterações, as assonâncias. O título
Avô, conta outra vez
serve como mote
inicial:
Tem tamanho do mundo
Este abraço que eu te dou
Quando acordas de mansinho
Porque o sono já voou.
Tens estrelas no olhar
E andorinhas no sorriso
E não te cansas de brincar
Com este avô sem juízo.
Apresenta uma linguagem simples e bem elaborada, marcada por vários recursos
poéticos, como as rimas, os ritmos leves e, ao mesmo tempo, pelas figuras sonoras e
visuais. O sujeito lírico de Letria apresenta uma forma peculiar ao abordar temas que
fazem parte da do universo da criança e do avô, visto que desdobra a realidade próxima
de seu leitor, sobretudo, ao referir-se a aprendizagem e ao crescimento psicossocial:
Cada palavra que aprendes,
Juntando letras e sons,
Tem a doçura que existe
No mais doce dos bombons.
E nos passos que tu dás,
Sem teres medo de cair,
Há o desejo de voar
Mesmo sem daqui sair.
Além disso, é recorrente a questão temática ligada à atividade lúdica e aprazível
de contar histórias, por conseguinte liga-se a formação do leitor. Nesse sentido,
adentrar-se as histórias narradas pelos avós é buscar a sua própria eternidade,