sala de aula. Tão importante quanto o que se ensina é a compreensão de como os alunos
aprendem.
Dessa forma, introduzir o texto publicitário na sala de aula é uma alternativa
para despertar o interesse dos alunos pelas questões da linguagem, introduzir temas
transversais, engajar os discentes em um processo participativo de construção do
próprio conhecimento e do pensamento crítico, por meio do método análise/produção
textual.
Pressupostos de trabalho na sala de aula
No ensino de Língua Portuguesa, toma-se o texto como objeto numa abordagem
ampla, enfocando os aspectos discursivos e pragmáticos da linguagem, assim como seu
caráter social e histórico, o contexto em que o texto é produzido e interpretado.
Assim abordar questões da linguagem a partir do texto publicitário traz o ensino
para o universo do aluno e desperta nele a consciência de que a linguagem é real, está
no seu cotidiano em que a mídia está presente. Reconhecer o papel da mídia na
formação dos alunos é aceitar o desafio de tomá-la como objeto de reflexão escolar,
para “contribuir para a formação de um ‘leitor’ capaz de posicionar-se criticamente
diante das mensagens transmitidas, reconhecendo que elas não são neutras, já que
marcadas por uma série de interesses” (Nagamini,1997, p.29-30)
Nessa perspectiva, o ensino de redação resulta de um trabalho de interpretação e
de produção textual, em que são apresentados aos alunos a organização do texto, os
recursos argumentativos e estilísticos utilizados pelo autor para a geração do seu
sentido, para que eles possam se conscientizar dos processos lingüísticos envolvidos na
produção de um texto e, assim, escrever melhor e com consciência.
Ler e escrever textos implica conhecimentos gramaticais, ou seja, leitura, escrita
e gramática são processos interligados e não devem ser estudados isoladamente. Toda
atividade de interpretação e produção de textos envolve nomenclaturas e noções
gramaticais como concordância, regência, verbos e outros, pois não é possível a
existência de um texto sem a regularidade do sistema lingüístico; não é possível texto
sem gramática. Mas, a estrutura gramatical do texto deve ser analisada e produzida pelo
aluno não apenas para visar ao domínio de conceitos de gramática tradicional, e sim
para promover a reflexão sobre os procedimentos em uso e a operação sobre a