Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 883

Será exposta a aplicação da metodologia de ensino de redação que explora os
recursos lingüísticos - argumentativos e estilísticos - de publicidades e propagandas para
que os alunos possam, por meio da análise e do entendimento, produzir esses mesmos
processos de linguagem.
A estrutura do anúncio e a abordagem da linguagem
Na prática de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, o ponto de partida
para explicar o funcionamento da linguagem são as partes que compõem o texto
publicitário: título, imagem, texto, marca, slogan.
A partir do título do anúncio é possível abordar estruturas e recursos lingüísticos
vários:
a) frase, oração, período simples;
b) a articulação das palavras no período simples: a subordinação das palavras -
determinados e determinantes - e a coordenação das palavras;
c) período composto: coordenação e subordinação das orações;
d) as funções da linguagem: poética, apelativa, referencial, emotiva;
e) recursos estilísticos/retóricos:
- nível fônico: ritmo, rima, aliteração, assonância, onomatopéia;
- nível gramatical: gradação(sinonímia), paralelismo sintático, enumeração caótica,
quiasmo, paronomásia;
- nível semântico: metáfora, metonímia, hipérbole, antítese, prosopopéia, paradoxo,
sinestesia, ironia, eufemismo.
f) variação lingüística: regional, sócio-cultural - norma popular e norma culta - e
situacional - e estilo formal e informal;
g) fórmulas fixas: clichês, chavões, intertextualidade, citações;
h) ambigüidade (denotação e conotação): polissemia e homonímia;
i) implícitos do discurso: pressupostos e subentendidos.
A imagem do anúncio permite fazer uma análise semiológica do texto,
enfocando:
a) a significação contextual, ou ancoragem de sentido entre a imagem e a mensagem
lingüística;
b) a significação das cores, para confirmar os significados dos enunciados lingüísticos.
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