as ações ou para apontar os elementos principais de um quadro descritivo - lugar,
objeto, pessoa.
O título desta publicidade se utiliza da frase nominal para descrever
positivamente os dias e as noites em Fortaleza de uma forma direta, breve.
A frase nominal é amplamente empregada nos anúncios porque ela vem ao
encontro de duas necessidades desse tipo de texto: a construção de mensagens curtas e o
seu poder descritivo para nomear, qualificar produtos, lugares, serviços.
São comuns anúncios que só se utilizam de frases nominais no texto todo.
Exercício de análise
Verifique se há no título e slogan do anúncio os diferentes tipos de enunciados
estudados e por que são utilizados.
Exercício de produção
Produza um título e slogan para a publicidade (apresentada pelo professor sem o
título e slogan). Produza-os, com base nas informações verbais e não-verbais contidas
no anúncio do relógio Seiko Kinetic. O título pode ter uma ou duas frases nominais, que
poderão também ser frases de situação.
Considerações finais
Introduzir textos, seja ele publicitário, musical, jornalístico, literário na sala de
aula como ponto de partida para qualquer atividade lingüística desperta o interesse do
aluno para o assunto a ser abordado, pois o aprendiz percebe que a escola está
preocupada em trazer para a sala de aula processos de comunicação, tais como eles se
realizam no sua vida real.
Trabalhar a Língua Portuguesa a partir de anúncios requer a conjugação da
mensagem verbal e da não-verbal, e de temas transversais que suscitam a discussão na
sala de aula.
A metodologia aqui apresentada baseia-se no binômio análise/produção e visa
desenvolver no aluno seu senso observador, crítico, já que, na fase da leitura de textos,
ele deve estar atento para detectar todos os recursos estudados durante as aulas e os
novos conteúdos em questão no momento. Essa fase da análise oferece ao estudante