Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 886

seqüência lógica rigorosa, em que se permite ao aprendiz, por meio da conscientização e
treinamento, um conhecimento ou domínio do processo de escrita objetivo, claro,
eficiente.
No item 1, “Frase, oração e período”, fundamentado em Garcia (1978, p.6-13) e
em Soares & Campos (1978, p.1-3), procura-se fugir ao ensino tradicional de análise
sintática, e se busca um estudo dos diferentes tipos de frase, a fim de permitir ao
estudante conhecer todas as variedades oferecidas pela língua e o significado de cada
uma delas.
No item 2, “Período Simples” e no 3, “Período Composto”, utilizam-se os
recursos sintáticos da coordenação e da subordinação para explicar a prática de reunir e
relacionar vocábulos e orações. Esse tipo de abordagem segue a linha de Soares &
Campos (1978, p.4-44) e nele pretende-se aclarar conceitos como hierarquização e
encadeamento de idéias, completude de sentido, paralelismo, escolha adequada das
palavras, correção gramatical entre outros objetivos.
No item 4, aborda-se “A estrutura do parágrafo”, e, no item 5, “Formas de
desenvolver o parágrafo”, segue-se principalmente a linha de Soares & Campos (1978,
p.45-167), complementada com Garcia (1978, p.201-30). Ao tratar de “A estrutura do
parágrafo”, procura-se oferecer meios de disciplinar o raciocínio do estudante para o
processo da escrita em suas diversas fases, bem como a entender e treinar a estrutura do
parágrafo: delimitação do assunto, fixação do objetivo, formulação da introdução -
frase-núcleo -, desenvolvimento e conclusão. Em “Formas de desenvolver o parágrafo”,
direciona-se a aprendizagem especificamente para o desenvolvimento do parágrafo e as
diversas maneiras de ordenar o processo da idéia: ordenação por tempo e espaço, por
enumeração, por contraste, por causa-conseqüência, por explicitação.
Essa seqüência lógica de abordagem das estruturas textuais no processo de
ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa infere o conceito da prática da escrita: é
uma atividade de pensamento que se realiza pela articulação de palavras, períodos,
parágrafos (Soares & Campos, 1978, prefácio).
1...,876,877,878,879,880,881,882,883,884,885 887,888,889,890,891,892,893,894,895,896,...1290
Powered by FlippingBook