TEXTOS PUBLICITÁRIOS NA ESCOLA: UMA PROPOSTA
METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lucilene dos Santos GONZALES
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Resumo:
A partir de textos publicitários impressos, é possível trabalhar a leitura e
produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, correlacionado as suas mensagens
verbais e não-verbais. Uma reflexão conjunta e inter-relacional desses dois
componentes do anúncio permite desvendar, juntamente com a participação dos alunos,
as intenções dos produtores, imanentes aos mecanismos empregados nessas
propagandas, suscitando saberes lingüísticos, semiológicos, ideológicos. Assim, a
fundamentação teórica perpassa conceitos das áreas da Linguística, Sociolinguística,
Semiologia, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Educação, entre outras. Esse
método de ensino-aprendizagem procura romper a barreira existente entre a teorias e a
prática da leitura e da escrita, entre a palavra e a imagem, entre o texto de comunicação
de massa e o ensino, dentro de uma perspectiva construtivista. A estratégia de ensino se
fundamenta no binômio análise/produção de textos, com o objetivo de provocar no
aluno a reflexão e a ação sobre a linguagem.
Palavras-chave:
leitura; produção; texto publicitário; mídia; ensino.
Introdução
O ensino de Língua Portuguesa deve ser subsidiado por várias teorias
lingüísticas, da análise do discurso, da semiologia, da comunicação midiática, aliadas às
reflexões pedagógicas que indiquem ao professor uma metodologia que diminua o hiato
existente entre as teorias e a prática em sala de aula.
Entre as discussões filosóficas, lingüísticas, semiológicas e de comunicação deve
estar presente também a análise pedagógica, para diminuir a distância entre aquilo que o
professor sabe sobre a linguagem e como esses conhecimentos podem ser ensinados em
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A professora doutora é docente da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC – da Unesp de Bauru.
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