1. “Nada como um dia depois do outro com uma noite no meio” (título).
2. “A hospitalidade do Ceará vai encantar você” (slogan).
3. “Depois que a Mapol chegou ao Brasil, a natureza ganhou mais espaço” (título).
A partir desses três enunciados pode-se estudar frase, oração, período.
Frase
Segundo Garcia (1971, p.6), “frase é todo enunciado suficiente por si mesmo
para estabelecer uma comunicação”. Pode ser constituída de sujeito e predicado, mas
não obrigatoriamente, pois há frases em português sem sujeito e até mesmo sem verbo
(frase nominal que será tratada a seguir).
Se se parte desse pressuposto, os três enunciados podem ser denominados frase,
já que estabelecem uma comunicação; contudo, apenas as frases 1 e 2 são constituídas
de sujeito e predicado.
O enunciado 2 contém “sentido completo”, porém, no enunciado 3, a palavra
“Mapol” só adquire sentido se o leitor/receptor observar a imagem e o texto da
publicidade, ou seja, o sentido dessa palavra só é conhecido dentro do contexto do
anúncio. Este tipo de frase, que só adquire sentido dentro de um contexto, de uma
situação, será tratado a seguir.
Oração
A frase 2 e 3 são frases que também podem ser denominadas oração porque
nelas há um verbo. Mas oração nem sempre é sinônimo de frase, pois, às vezes, é
necessário um conjunto de orações para formar uma frase. Isso acontece na frase 3 .
Período simples
Tem-se um período quando a frase contém oração ou orações. Assim, apenas as
frase 2 e 3 podem ser denominadas período. A frase 2 é um período simples, pois há
nela apenas uma oração; a frase 3 é um período composto porque há nela duas orações.
A frase 1 não pode ser denominada de período porque não contém verbo, não há
nela oração. É denominada frase nominal, que também será tratada a seguir.