vêem como um criminoso e até permitem uma discussão sobre o que venha a lhe
ocorrer.
Obviamente apenas o que foi descrito acima não foi o suficiente para levar Zé
Bebelo à absolvição. Contudo sua performance discursiva e a consciência da situação
em que se encontrava foram fundamentais, não para a sua absolvição, mas para o início
do processo de auto-conhecimento pelo qual passaram os jagunços, o qual permitiu que
Zé Bebelo fosse poupado. Pela parte de Zé Bebelo, não podemos esquecer do seu
comportamento enquanto réu: “Zé Bebelo abriu muito a boca, tirando um ronco, como
que de propósito. Alguns mais riram dele.” (ibidem, p. 262). O jogo que Zé Bebelo
levou a cabo também contribuiu para o
misturamento
. Com exceção dos chefes, todos
os outros jagunços se encontravam em situação desconfortável, e sem demonstrar muito
comprometimento. Contudo, o narrador-protagonista Riobaldo percebia a atuação por
parte de Zé Bebelo: “Se via que ele pensava a curto ganho no estreito, por detrás
daquele sonsar” (ibidem, p. 265). Dificilmente é possível negar a astúcia em manipular
o julgamento por parte de Zé Bebelo, sendo ele próprio um dos que o propuseram. Um
julgamento que é prioritariamente uma atividade “civilizada”, ou seja, que escapa à
noção ética do jaguncismo. Contudo, o que se desenrolou com o processo iniciado por
Zé Bebelo talvez tenha surpreendido a si próprio com a forma como se concluiu.
O
misturamento
voluntário dos jagunços guerreiros.
As palavras e atitudes de Zé Bebelo não foram as únicas que configuram o
fenômeno do
misturamento
. Os próprios jagunços que deram opinião sobre o caso
falaram de modo a gerar o nivelamento de posições, como veremos neste tópico.
Os depoimentos de Sô Candelário e Titão Passos são fundamentais para
compreendermos o
misturamento
que os próprios jagunços, diante de um momento em
que a justiça estava em suas mãos, realizaram, conscientes da responsabilidade que é a
de julgar um ser humano. A conclusão que se chega por meio do depoimento desses
dois jagunços é que a guerra carrega consigo uma noção ética de justiça diferenciada, na
qual todo soldado está no mesmo patamar e as mortes causadas por esses soldados não
possuem culpados. Antes de entrar nos depoimentos propriamente ditos, vejamos as