apresenta o pacto de vinte e quatro anos de Fausto com o demônio, período no qual o
Doutor pode desfrutar de todas as magias e prazeres que desejou até culminar em sua
morte trágica. A maior novidade do
Faustbuch
em relação às lendárias histórias
fáusticas que o precederam consiste, segundo Watt (1997, p.32), na oficialização da
lenda e sua ênfase na legalização do pacto entre Fausto e o Diabo firmado com sangue,
fato que desde o início o apresenta como um homem sem futuro.
Segundo Watt (1997), dos relatos que contribuíram para a formação de uma
idéia mais ou menos clara a respeito da atuação do Fausto histórico como homem
errante que viveu, em grande parte, de suas atividades como astrólogo, mágico, vidente
e nigromante, até as lendárias histórias que lhe atribuíram um fim trágico como
resultado de um pacto firmado com o demônio, torna-se evidente a responsabilidade
individual na salvação ou danação da alma. De um lado, a ousadia de um homem que se
aventura no campo da heresia defendendo o acesso ao conhecimento por meio de vias
opostas àquelas abraçadas pela Igreja Católica já nos revela um ego exorbitante,
característico dos heróis literários que surgem nesse momento, tal como Dom Quixote e
Dom Juan. De outro lado, a idéia central que vai ao encontro do individualismo
renascentista do Fausto histórico e marca a sua passagem para a lenda: a danação eterna.
Pagar com a própria vida a escolha individual de vivenciar os prazeres terrenos constitui
a incorporação de uma ideologia na qual todo prazer se reverte em dor e na qual a
aventura religiosa realiza-se como uma experiência individual onde cada um torna-se
responsável pela salvação ou condenação de sua alma.
A tentativa de enganar o demônio para não cumprir o pacto será o tema de uma
das obras em análise,
El Príncipe de la niebla
, a primeira obra do escritor espanhol
Carlos Ruiz Zafón, publicada em 1993. O enredo desenvolve-se em torno da família de
Max Carver, que se muda para uma casa mal assombrada. É na nova residência da
família Carver que se descobre o mistério que permeia a vida dos antigos proprietários e
onde surgem novos personagens e histórias, como a do pequeno Jacob, que todos
acreditam que morreu afogado, mas que na verdade é Roland, amigo de Max e que se
apaixona pela irmã mais velha deste, Alicia. Roland ou Jacob é filho do senhor
Fleischmann, que se casa com Eva graças a um pacto que havia feito com um homem
misterioso chamado Caín. Em troca do casamento com Eva, o senhor Fleischmann
promete entregar a Caín seu filho primogênito. Contudo, Fleischmann tenta enganar o